Mateus 7,6.12-14

Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nisto consiste a Lei e os profetas” (Mt 7,12).

“VOCÊ NÃO ENCONTRA O SENTIDO DA VIDA, VOCÊ O CRIA, NO INSTANTE EM QUE ESCOLHE FAZER O BEM PARA O OUTRO

Não existe sentido pronto, à espera de ser descoberto como um tesouro enterrado. O sentido se constrói — a cada escolha, a cada gesto, a cada vez que decidimos como tratar quem está diante de nós. Jesus não nos dá uma teoria sobre o bem. Ele nos devolve a responsabilidade: o que você gostaria de receber, comece você a oferecer. Ninguém pode fazer essa escolha por você. E é justamente nessa liberdade — pequena, cotidiana, quase invisível — que a vida revela seu peso e sua dignidade.

(Pe. William Santos Vasconcelos – Diretor Espiritual).

MEDITAR

  1. Hoje, o que eu gostaria que alguém fizesse por mim?
  2. E o que eu já fiz, de fato, por alguém?

COMPROMISSO

PROCURE fazer por alguém o bem que você gostaria de receber. (escreva no seu Diário espiritual).

LEITURA ESPIRITUAL

O caminho dos seguidores é estreito. É fácil não percebê-lo, é fácil falsificá-lo, é fácil perdê-lo, mesmo quando alguém já está em marcha por ele. É difícil encontrá-lo. O caminho é realmente estreito, e o abismo ameaça por ambos os lados: ser chamado ao extraordinário, realizá-lo e, contudo, não ver nem saber que se realiza… é um caminho estreito.

Dar testemunho da verdade de Jesus, confessá-la e, ao mesmo tempo, amar o inimigo dessa verdade, inimigo dele e nosso, com o amor incondicional de Jesus Cristo… é um caminho estreito.

Crer na promessa de Jesus Cristo de que os seguidores possuirão a terra e, contudo, sair indefesos ao encontro do inimigo, sofrer a injustiça antes que cometê-la… é um caminho estreito.

Ver e reconhecer o outro homem em sua fraqueza, em sua injustiça, e nunca julgá-lo; sentir-se obrigado a comunicar-lhe a mensagem e, contudo, não lançar pérolas aos porcos… é um caminho estreito. É um caminho insuportável.

A qualquer instante podemos cair. Enquanto reconheço esse caminho como aquele que me foi ordenado seguir, e o sigo com medo de mim mesmo, esse caminho me parece, de fato, impossível.

Mas, se vejo Jesus Cristo caminhando à minha frente, passo a passo; se olho somente para ele e o sigo passo a passo, sinto-me protegido. Se me fixo no perigo daquilo que faço, se olho para o caminho em vez de olhar para aquele que me precede, meu pé começa a vacilar.

Porque ele mesmo é o caminho. Ele é o caminho estreito, a porta estreita. Só importa encontrá-lo a ele.

(Dietrich Bonhoeffer, O preço da graça. O seguimento, Sígueme, Salamanca, 1999, p. 125).

Bom dia para você e sua família!