“A VIDA CRESCE EM NÓS DE FORMA MISTERIOSA, INDEPENDENTE DA NOSSA COMPREENSÃO”

LER

Marcos 4,26-34

“O homem lança a semente e dorme, enquanto ela cresce sem ele saber como” (Mc 4,26-27).

No Evangelho de hoje vemos a metáfora do semeador que lança a semente e, mesmo sem entender como ela cresce, confia no processo. A mensagem nos ensina que, em meio ao sofrimento e à incerteza, o sentido da vida se revela quando damos significado às nossas ações. Assim como a semente cresce em silêncio, nossas pequenas escolhas, fundamentadas em propósito, se transformam em algo maior, mesmo que não vejamos o resultado imediato. A confiança em algo maior nos permite ir além das nossas limitações e encontrar a resposta nas pequenas ações cotidianas.

(Pe. William Santos Vasconcelos – Diretor Espiritual).

MEDITAR

  1. O que posso fazer hoje, mesmo sem ver resultados imediatos, que terá um propósito maior?
  2. Em que áreas da minha vida posso confiar mais no processo, mesmo sem entender como as coisas vão se desenrolar?

COMPROMISSO

Realize uma ação concreta de caridade mesmo que você não veja o resultado de imediato. (escreva no seu Diário espiritual).

LEITURA ESPIRITUAL

«Plantar» significa evangelizar e atrair para a fé; «regar» significa batizar com palavras solenes. […] Se Deus dá efeito à salvação, não há nisso glória alguma para o homem. […] «Agora bem, nem o que planta nem o que rega são nada; Deus, que faz crescer, é o que conta» (1 Cor 3,7). Ou o que foi plantado pode morrer, ou o que foi regado, por vezes, não chega à fecundidade se Deus não lhe concede uma vida saudável. Em consequência, no que se refere à honra divina, nada cabe ao homem. No entanto, em relação ao ministério, é necessário que receba a honra como servo, não como se esperasse algo dele, o que ofenderia a Deus (Ambrosiaster, Comentário à Primeira Carta aos Coríntios, Roma 1989, p. 60ss).

Bom dia para você e sua família!