“ORAR É ENCONTRAR A VONTADE DE DEUS EM NOSSAS VIDAS E AGIR A PARTIR DELA”

LER

Lucas 11,1-4

“Senhor, ensina-nos a rezar, como também João ensinou a seus discípulos” (Lc 11,1).

Na oração do “Pai Nosso”, Jesus nos ensina que a oração não é apenas um pedido, mas um encontro profundo com Deus, onde nos colocamos em sintonia com a sua vontade. Ao pedir para “ensinar-nos a rezar”, os discípulos revelam uma sede de intimidade com o divino, uma busca por compreensão e conexão. Jesus, com sua resposta, nos convida a olhar para dentro de nós mesmos, refletindo sobre nossas necessidades e o nosso relacionamento com o próximo. Ao rezar, não pedimos apenas algo para nós, mas nos abrimos para a graça transformadora de Deus, que nos chama a viver o amor e a fraternidade. O convite de Jesus é para que sejamos mais humanos, mais solidários, e mais próximos de Deus.

(Pe. William Santos Vasconcelos – Diretor Espiritual).

MEDITAR

  1. O que significa, para mim, orar de forma sincera e verdadeira?
  2. Como posso tornar minha vida de oração mais próxima da vivência de Jesus, que se entregou completamente ao Pai?

COMPROMISSO

Hoje, faça um momento de oração pessoal, buscando ouvir mais do que falar, entregando-me à vontade de Deus. (escreva no seu Diário espiritual).

LEITURA ESPIRITUAL

O que significa viver no mundo com um coração verdadeiramente compassivo, um coração aberto continuamente a todas as pessoas? É muito importante ter em mente que a compaixão é mais do que simpatia ou empatia. Se nos pedissem para ouvir as dores das pessoas ou para sintonizar com seus sofrimentos, logo chegaremos aos nossos limites emocionais. Só podemos ouvir durante um curto espaço de tempo e para um número reduzido de pessoas. Em nossa sociedade, somos bombardeados por tantas “notícias” sobre a miséria humana que nosso coração se torna insensível simplesmente pela saturação.

Mas o coração compassivo de Deus não tem limites. O coração de Deus é maior, infinitamente maior do que o coração humano. Esse coração divino é o que Deus quer nos dar, para que possamos amar a todos sem nos queimarmos e sem nos saturarmos. Esse é o coração compassivo que pedimos quando dizemos: “Ó Deus, cria em mim um coração puro, renova-me por dentro com espírito firme; não me arrotes longe de tua face, não me tires teu santo espírito” (Salmo 51). O Espírito Santo de Deus nos é dado para que possamos participar da compaixão de Deus e alcançar todos os homens, em todos os momentos, com o coração de Deus.

(H J M Nouwen, Aquí y ahora. Viviendo en el Espíritu, Pablo 42002, pp. 112-113).

Bom dia para você e sua família!