“RENOVAR-SE CONTINUAMENTE”
LER
Lucas 5,33-39
“Vinho novo deve ser colocado em odres novos” (Lc 5,38).
A vida sempre nos convida a recomeçar, mas muitas vezes insistimos em carregar velhos hábitos, ressentimentos e rigidezes que não suportam a novidade de Deus. O vinho novo é a esperança, a fé renovada, o amor que nos transforma; mas para acolhê-lo, precisamos de um coração aberto, capaz de aprender, desapegar e confiar. Ser odre novo é permitir-se mudar, acolher o inesperado e deixar-se moldar pelo Espírito. Não é fácil abandonar as seguranças do passado, mas é nesse desapego que nasce a verdadeira liberdade. O Evangelho nos desafia a não ter medo de ser novos de novo, porque a novidade de Cristo sempre gera vida.
(Pe. William Santos Vasconcelos – Diretor Espiritual).
MEDITAR
- Quais “odres velhos” ainda conservo em minha vida e que me impedem de acolher a novidade de Deus?
- Estou disposto(a) a abrir meu coração para ser renovado pelo Espírito e viver de forma diferente?
COMPROMISSO
Como posso abrir espaço para acolher a novidade de Deus com simplicidade e confiança? (escreva no seu Diário espiritual).
LEITURA ESPIRITUAL
A imagem de Jesus é esta: «Eu vos darei uma nova visão do mundo que vós apreciareis como um vinho novo, mas esta novidade ficará completamente frustrada se não tiverdes odres novos. Se não existirem estruturas novas que reflitam a nova atitude mental, então também se terá perdido a atitude mental. Ambos devem ser renovados: o continente e o conteúdo; caso contrário, ambos se perderão».
Nós, tradicionalmente, temos tentado pregar um Evangelho feito em grande parte de palavras, de modos de pensar e de experiências de salvação interiores. As pessoas dizem que estão salvas, que estão “regeneradas”; agora bem, como fazemos para saber se alguém está salvo? Amam os pobres? Libertaram-se de si mesmos? Mostram-se pacientes diante das perseguições? Esses poderiam ser os verdadeiros indicadores […].
Todos somos um pouco iguais. É mais fácil falar do vinho sem mencionar os odres; falar da salvação de uma maneira teórica, sem instaurar uma nova ordem no mundo. Honestamente, as nações europeias que se definem como cristãs fundamentam sua sociedade — assim como fazemos todos nós — inteiramente sobre estruturas de domínio e de controle: racismo, sexismo, classe social, poder e dinheiro. Fundamentam-se em todas essas coisas nas quais Jesus nos disse para não fundamentarmos nossa vida. Há um pouco de vinho novo em alguns odres muito velhos.
(R. Rohr, O plano de Jesus para um mundo novo, Brescia, 1999).
Bom dia para você e sua família!

Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.