“UMA FÉ ATIVA E VIGILANTE”

LER

Lucas 12,32-48

“sede vigilantes, porque a hora em que não pensais o Filho do Homem virá” (Lc 12,40).

A liturgia da Palavra nesse domingo nos convida a uma vida de fé ativa e vigilante. No livro da Sabedoria, vemos que Deus protege os justos, revelando que nossa confiança nas promessas divinas é a chave para a salvação. Na Carta aos Hebreus reforça essa ideia, destacando os heróis da fé, como Abraão, que confiou plenamente em Deus, mesmo sem ver as promessas cumpridas. Em Lucas, Jesus nos exorta a não nos apegar aos bens materiais, mas a viver com generosidade e a estarmos sempre prontos para a Sua vinda. Juntos, esses textos nos ensinam que a fé deve nos mover a agir com confiança em Deus, buscando tesouros celestiais e vivendo de maneira vigilante, como servos responsáveis em Sua obra.

(Pe. William Santos Vasconcelos – Diretor Espiritual).

MEDITAR

  1. Como estou vivendo com confiança nas promessas de Deus, sem me apegar aos bens passageiros?
  2. Estou agindo com responsabilidade e fidelidade no meu papel como cristão(ã)?

COMPROMISSO

Durante esta semana, dedique um tempo diário para refletir sobre suas prioridades, procurando viver com mais vigilância e compromisso sua minha fé. (escreva no seu Diário espiritual).

LEITURA ESPIRITUAL

Impulsionados pela caridade que procede de Deus, fazem o bem a todos, mas especialmente aos irmãos na fé (cf. Gal 6,10), despindo-se «de toda maldade e de todo engano, de hipocrisias, invejas e maledicências» (1 Pe 2,1), atraindo assim os homens para Cristo. Mas a caridade de Deus que «foi derramada em nossos corações pela virtude do Espírito Santo, que nos foi dado» (Rom 5,5), torna os leigos capazes de expressar realmente em sua vida o espírito das bem-aventuranças. Seguindo a Cristo pobre, não se abatem pela escassez nem se ensoberbecem pela abundância dos bens temporais; imitando a Cristo humilde, não ambicionam a glória vã (cf. Gal 5,26), mas procuram agradar a Deus antes do que aos homens, sempre preparados a deixar tudo por Cristo (cf. Lc 14,26), a padecer perseguição pela justiça (cf. Mt 5,10), lembrando as palavras do Senhor: «Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me» (Mt 16,24). Cultivando entre si a amizade cristã, ajudam-se mutuamente em qualquer necessidade.

A espiritualidade dos leigos deve tomar sua nota característica do estado de casamento e de família, de solteirice ou viúvez, da condição de enfermidade, da atividade profissional e social. Não descuidem, pois, do cultivo assíduo das qualidades e dons convenientes para isso que lhes foram dados e do uso dos próprios dons recebidos do Espírito Santo (Concílio Vaticano II, Decreto sobre o apostolado leigo Apostolicam Actuositatem, 4).

ORAÇÃO PELOS PAIS

Senhor,
Abençoa todos os pais com sabedoria, força e amor. Que sejam fontes de inspiração e fé para seus filhos. Protege e guia cada um, para que possam cumprir sua missão com dedicação e carinho.
Em nome de Jesus,
Amém.

Bom domingo para você e sua família!