“O SINAL QUE VOCÊ ESPERA JÁ ESTÁ DENTRO DE VOCÊ”

LER

Mateus 12,38-42

“Nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas” (Mt 12,39).

Vivemos em uma cultura do imediatismo, onde tudo precisa ser provado, visível, sensível. O Evangelho de hoje, no entanto, nos coloca diante de uma grande pergunta espiritual: “Você precisa de provas para crer, ou crê para ver?”

Estamos sempre querendo um sinal extraordinário e palpável, mas esquecemos que o maior sinal já foi dado: “O amor de um Deus derramado em nossos corações” (Rm 5,5). Não espere milagres do caindo prontos do céu — olhe para dentro, busque descobrir. Onde há sede, há também presença. O sinal está em você: é o desejo de recomeçar.”

(Pe. William Santos Vasconcelos – Diretor Espiritual).

MEDITAR

  1. Onde tenho buscado sinais de Deus: fora de mim ou dentro do meu coração?
  2. O desejo de recomeçar que carrego pode ser o sinal de Deus agindo em mim?

COMPROMISSO

Hoje, vou silenciar por alguns minutos e escutar o que Deus quer me mostrar dentro do meu coração. (escreva no seu Diário espiritual).

LEITURA ESPIRITUAL

A exigência de Deus é tremenda: o homem é salvo precisamente quando está reduzido a nada, quando já não pode fazer nada por si mesmo para se salvar. O que pode fazer Israel para se salvar da ameaça dos egípcios? Todo o exército egípcio está atrás deles, e diante de Israel só há o mar: não há escapatória. Pois bem, no momento em que toda esperança humana desmorona, é precisamente nesse momento que se deve afirmar a esperança em Deus, e a esperança de Israel em Deus vence; sua confiança alcança a salvação. A única condição para a salvação é a esperança contra toda esperança; é a fé que permanece firme no exato instante em que todos os apoios humanos ruem.

É isso que Deus pede à alma que deseja ser salva, que deseja ser redimida: a fé no impossível, como dizia Charles de Foucauld. Deus pede uma fé que exige não apenas o abandono, mas um abandono sereno, humilde e pleno. Israel não deve ter medo, deve ser forte, conservar o silêncio: o homem não deve sentir medo diante da ameaça extrema. “Volta, minha alma, ao teu repouso”, diz o salmo. Descansar nos braços de Deus como uma criança nos braços da mãe.

Todos os apoios caem e afundam diante de ti: é precisamente então que vem a salvação divina, não tenhas medo. A salvação divina continua sendo sempre um milagre, e a realização desse milagre tem apenas uma condição: a fé. Você não precisa fazer nada. Deve abandonar-se, lançar-se em Deus como no vazio: o Senhor não te pede nada mais.

(D. Barsotti, Meditazione sull’Exodg, Brescia 1967, p. 119 [edición española: Espirituali dad del Éxodo, Ediciones Sigúeme, Salamanca 1 968]).).

Bom dia para você e sua família!