SANTOS PEDRO E PAULO, APÓSTOLOS

“FIRMEZA NA FÉ”

LER

Mateus 16,13-19

“Tu és Pedro e sobre esta pedra eu irei construir a minha Igreja; e as portas do inferno não irão derrotá-la” (Mt 16,18).

A Liturgia da palavra desse domingo, na festa de São Pedro e São Paulo, nos mostram que a fé não é um conceito abstrato ou distante, mas uma prática viva e transformadora. Como Pedro, podemos estar presos em nossas dificuldades, mas a oração e a confiança em Deus nos conduzem à libertação. Como Paulo, podemos enfrentar a dor e a perda, mas a perseverança na fé nos permite dar um sentido profundo a cada passo. E no Evangelho somos chamados a fazer a grande confissão de que Jesus é o Cristo, não apenas com palavras, mas com nossa própria vida.

Três atitudes são importantes em nossa caminhada:

1) Na oração asseguramos a vitória da fé sobre as forças do mal;

2) A confiança em Deus nos faz perseverar na fé;

3) Uma fé sólida faz com a nossa vida se torne estável.

(Pe. William Santos Vasconcelos – Diretor Espiritual).

MEDITAR

  1. Como a oração, a confiança em Deus e a fé sólida nos ajudam a enfrentar as dificuldades da vida, segundo o exemplo de São Pedro e São Paulo?
  2. De que forma a confissão de fé em Jesus como o Cristo deve se refletir em nossa vida cotidiana, além das palavras?

COMPROMISSO

Fortaleça sua vida de fé na comunhão Eucarística, na Palavra de Cristo e na oração. (escreva no seu Diário espiritual).

LEITURA ESPIRITUAL

A liturgia fixa hoje alguns momentos na rica e agitada vida dos dois apóstolos. Predomina sobre todos a cena de Cesareia de Filipe, descrita no fragmento evangélico. O que reteremos, em particular, desse episódio tão célebre? Estas palavras: «Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei minha Igreja». A Igreja, portanto, não é uma sociedade de livre pensadores, mas é a sociedade – ou melhor, a comunidade – dos que se unem a Pedro na proclamação da fé em Jesus Cristo. Quem edifica a Igreja é Cristo. É Ele quem escolhe livremente um homem e o coloca na base. Pedro não é mais do que um instrumento, a primeira pedra do edifício, enquanto Cristo é quem põe a primeira pedra. No entanto, a partir de agora, não será possível estar verdadeira e plenamente na Igreja, como pedra viva, se não se estiver em comunhão com a fé de Pedro e com sua autoridade, ou, pelo menos, se não se tende a estar. São Ambrósio escreveu palavras vigorosas: «Ubi Petrus, ibi Ecclesia», «Onde está Pedro, ali está a Igreja». O que não significa que Pedro seja por si só toda a Igreja, mas que não se pode ser Igreja sem Pedr.

(R. Cantalamessa, La Parola e la vita, Roma 1978, p. 307).

Bom domingo para você e sua família!