“CONSTRUIR A VIDA EM ROCHA FIRMA”
LER
Mateus 7,21-29
“Quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática, é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha” (Mt 7,24).
O Evangelho nos convida a refletir sobre nossa vida concreta, que não está isenta de desafios. A realidade concreta da vida é que enfrentam momentos de provação que chamamos de as “chuvas”, os “ventos” e as “tempestades”. Esses momentos não são apenas metáforas, mas experiências reais que fazem parte de nossa condição humana. O que pode nos fazer questionar, não são as dificuldades em si, mas a maneira como cada um de nós encaramos e atravessamos esses momentos.
Os ensinamentos de Jesus são sinais e luzes que podem nos ajudar a enfrentar os momentos de desafios e sofrimentos de maneira mais adequada e sólida, ou seja, nos faz enfrentar e transcender esses momentos com resignação e alegria por estar solidários à Sua cruz e à Sua ressurreição, o que para nós será superação, nossa autotranscendência.
(Pe. William Santos Vasconcelos – Diretor Espiritual).
MEDITAR
- Estou realmente ouvindo e colocando em prática os ensinamentos de Cristo?
- Tenho “construído” minha vida espiritual sobre a rocha firme de Cristo ou sobre a areia dos meus próprios interesses e vontades?
COMPROMISSO
Faça uma programação diária organizando seus momentos de trabalho, lazer, convivência familiar, ação de evangelização e o momento de oração pessoal. (escreva no seu Diário espiritual).
LEITURA ESPIRITUAL
O tempo é algo extremamente precioso, porque é o âmbito onde se desenrola a nossa vida, onde nos jogamos no nosso destino eterno. Quando os dias e os anos se somam, e a monotonia se torna pesada, não é fácil manter viva a chama inicial nem manter intacta a fidelidade. Todos são capazes de um impulso momentâneo. Manter a fidelidade ao longo do tempo é saber aceitar as “lentidões” de Deus. Lentidões para a nossa pressa humana. Nossa vida é breve, por isso temos pressa. Deus, por outro lado, tem todo o tempo ao seu favor, até tem a eternidade ao seu favor, e quer que, de nossa parte, tenhamos paciência. Isso parece aguçar a tensão. Mas, depois, de repente, um dia, eis que chega a hora, o momento esperado. Assim é o Reino de Deus. A espera é longa, mas, uma vez preenchida a medida escatológica, da qual nada sabemos, virá a hora. Parece que Jesus nos diz: Olhai para o homem do campo, espera com paciência, mas a hora da colheita chega de uma maneira irresistível. A semente está plantada. Deus não deixa nada inacabado. Ele, que começou a boa obra, a levará a termo. O começo é a garantia da consumação. Espera com paciência e volta a começar a aventura da fé. Atreva-se a arriscar, entregando-se ao imprevisto de Deus, sob a guia do seu Espírito, sem vacilações. Esta é a fidelidade que se experimenta através do crisol do tempo.
(M. Magrassi, Atterrati da Cristo, Noci 1991, pp. 98-100, passim).
Bom dia para você e sua família!
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.