NATIVIDADE DE SÃO JOÃO BATISTA

“EVANGELIZAR”

LER

Lucas 1,57-66.80

“João é o seu nome” (Lc 1,63).

João é o seu nome nos convoca a refletir sobre nossa própria identidade e missão. O nome dado a João é um convite para olharmos para nossas próprias vidas tomarmos consciência da missão que Deus nos confiou. Assim como João, cada um de nós tem um papel a desempenhar na história da salvação, e o nome que nos foi dado reflete nossa vocação mais profunda: ser testemunha da luz, como João o foi. O senhor nos chama pelo nome e nos envia em missão.

(Pe. William Santos Vasconcelos – Diretor Espiritual).

MEDITAR

  1. Tenho percebido qual a missão que Deus me confiou?
  2. Percebo que, ao assumir a missão de evangelizar, contribuo para realizar o plano de salvação de Deus para a humanidade?

LEITURA ESPIRITUAL

O primeiro testemunho qualificado da luz de Cristo foi João Batista. Em sua figura, captamos a essência de toda missão e testemunho. Por isso, ele ocupa uma posição tão importante no prólogo e surge com sua missão antes mesmo de que a Palavra se manifeste na carne. Ele é testemunha com as vestes de precursor. Isso significa, sobretudo, que ele é o fim e a conclusão da antiga aliança, sendo o primeiro a cruzar, vindo da antiga, o limiar da nova. Nesse sentido, ele é a consumação da antiga aliança, cuja missão se esgota ao aludir a Cristo. Por outro lado, João é o primeiro a dar testemunho realmente da mesma luz, de modo que sua missão está claramente do outro lado do limiar e é uma missão neotestamentária. A tarefa veterotestamentária confiada por Deus a Moisés ou a um profeta era sempre limitada e circunscrita no interior da justiça. Esta tarefa era confiada e podia ser executada de tal maneira que o mandato e a execução correspondessem com precisão. A tarefa veterotestamentária confiada a João contém a exigência limitada de atestar a luz em geral. Ela é confiada com amor e – por mais dura que possa ser – com alegria, porque é confiada no interior da missão do Filho. (A. von Speyr, // Verbo se faz carne, Milão 1982, I, pp. 64ss).

COMPROMISSO

Como posso ajudar na evangelização a partir de minha comunidade? (escreva no seu Diário espiritual).

Bom dia para você e sua família!