“AMOR INCONDICIONAL”

LER

Mateus 5,43-48

“Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem!” (Mt 5,44).

Jesus nos convoca a ir além das nossas emoções, a ir além do que é confortável e fácil. Amar os inimigos e rezar pelos perseguidores não é algo que podemos fazer por nossas próprias forças, mas é algo que só conseguimos viver quando nos colocamos abertos à graça de Deus.

Este desafio não vem de nossa própria força, mas da nossa abertura ao amor de Deus, que é mais forte do que o ódio, mais poderoso do que o ressentimento, mais transformador do que qualquer mal que possamos sofrer.

(Pe. William Santos Vasconcelos – Diretor Espiritual).

MEDITAR

  1. Como reajo quando alguém me faz mal? O que sinto quando sou injustiçado ou perseguido?
  2. O que significa, para mim, “rezar por aqueles que me perseguem”?

LEITURA ESPIRITUAL

Uma qualidade específica do amor cristão é não levar em consideração nem a diversidade nem o caráter negativo de uma pessoa (cf. 1 Cor 13,5). Em uma palavra, o amor cristão arranca do rosto do próximo qualquer elemento que o mostre como diferente ou como adversário. Quando o cristão purificar assim seus próprios olhos, não verá em ninguém o rosto de um inimigo. Ninguém será mais inimigo para ele; todos se apresentarão como pessoas humanas; mais ainda, como irmãos, pois são em tudo iguais a ele. O olhar purificado vê um mundo humano diferente, que não é outra coisa senão o mundo verdadeiro. O absurdo de “amar os inimigos” se transforma na lógica de amar cada um dos seres com os quais compartilhamos a humanidade. Nesse momento, que pode ser qualificado como negativo, o Evangelho alcança uma série de elementos positivos, e a partir deles se torna evidente que o perdão cancelou completamente do coração cristão toda sombra de vingança e ressentimento, e o coração se reconciliou completamente, para derramar sobre os inimigos todo tipo de bens […]. Dirigir-se a Deus para obter dele o bem para os inimigos é, inegavelmente, sinal de perdão concedido e de espírito reconciliado.

(M. Masini, Vangelo del perdono, Milão 2000, p. 153ss).

COMPROMISSO

Como posso responder às exigências de amar da forma que Jesus nos propõe no Evangelho de hoje? (escreva no seu Diário espiritual).

Bom dia para você e sua família!