SÃO JOÃO CRISÓSTOMO

AMAR, PERDOAR E DAR SÃO OS PILARES PARA O DISCIPULADO EM CRISTO.”

LER

Lucas 6,39-42

MEDITAR

“Pode um cego guiar outro cego?” (Lc 6,39).

Jesus nos leva a uma profunda reflexão sobre a nossa maneira de viver e de nos relacionar com o próximo. Jesus não nos chama apenas a uma mudança de comportamento, mas a uma transformação radical do coração. Ele nos convida a viver uma vida de amor incondicional, que reflete o próprio amor de Deus, e que nos liberta das amarras do egoísmo e da retaliação.

(Pe. William Santos Vasconcelos  – Diretor espiritual no Seminário de Teologia).

REFLEXÃO

  1. Tenho consciência de que nem sempre posso ser um referencial para os outros?
  2. Reconheço meus limites e pecados?

CONTEMPLAR

“Sem a cruz não há caminho para o céu.” (Imitação de Cristo, de Tomás de Kempis).

COMPROMISSO

Comprometo-me a praticar o amor incondicional, buscando perdoar aqueles que me ofendem e agir com generosidade, sem esperar nada em troca, assim como Cristo ensinou? (Escreva no seu diário espiritual).

LEITURA ESPIRITUAL

Cristo está comigo; a quem hei de temer? Ainda que se lancem contra mim as ondas do mar ou o furor dos príncipes, tudo isto para mim é mais desprezível do que uma teia de aranha. E se a vossa caridade me não retivesse aqui, não recusaria partir hoje mesmo para onde quer que fosse. Porque sempre estou dizendo: Senhor, seja feita a vossa vontade; não o que quer este ou aquele, mas o que Vós quereis que eu faça. Esta é a torre que me abriga, esta é a pedra firme que me sustenta, este é o bordão que não me deixa vacilar. Seja o que Deus quiser. Se Ele quer que eu permaneça aqui, fico-Lhe agradecido. Se me chama para qualquer outro lado, sempre lhe darei graças.
Onde eu estiver, ali estareis vós também; e onde estiverdes vós, ali estarei também eu. Somos um só corpo; e nem o corpo se separa da cabeça, nem a cabeça do corpo. Ainda que estejamos em lugares distantes, ficamos sempre unidos pela caridade e nem a própria morte poderá separar-nos. Porque o corpo morre, mas a alma sobrevive; e a minha alma sempre se recordará do meu povo.  (Das Homilias de São João Crisóstomo, Liturgia das Horas).

Bom dia para você e sua família!