SANTA MÔNICA

“ISTO É O QUE DEVERÍEIS PRATICAR: O DIREITO, A MISERICÓRDIA E A FIDELIDADE”

LER

Mateus 23,23-26

MEDITAR

“Guias cegos, deixais de lado os ensinamentos mais importantes da lei, como o direito, a misericórdia e a fidelidade.” (Mt 23,23).

No evangelho de hoje, vemos a palavra de Jesus forte com aqueles que são os guias do povo em sua época. Jesus denuncia as más atitudes daqueles que são responsáveis por guiar o povo no caminho de Deus, e ao mesmo tempo se dirige a cada um de nós, pois ele não olha apenas o exterior, mais o interior do homem. Ele penetra no coração dos homens e com muita sabedoria e propriedade ele denuncia o que há de escondido por debaixo das aparências. Assim como Ele falava para os mestres da lei e para os fariseus, chamando-os de “hipócritas”, Ele também poderá estar dirigindo-se a qualquer um de nós que nos enaltecemos em vista das nossas “boas ações”.

(Giovanni Monte de Carvalho – Seminarista do 2º ano de Filosofia/ Diocese de Campo Maior-PI).

REFLEXÃO

1. Permaneço fiel aos ensinamentos de Cristo?

2. Será o que pregamos, realizamos nas nossas obras?

CONTEMPLAR

Peçamos ao Senhor a graça de sermos sempre fiéis aos seus ensinamentos e de nunca enaltecermos as nossas “boas ações”.

COMPROMISSO

Consigo viver aquilo que prego e exijo das pessoas? (Escreva no seu diário espiritual)

LEITURA ESPIRITUAL

Por isso, não devemos perder a confiança quando somos tentados, antes pedir a Deus com mais fervor que se digne ajudar-nos na tribulação. Ele, que segundo a palavra de S. Paulo, “com a tentação dará o auxílio para que possamos resistir-lhe” (I Cor. 10, 13). Humilhemos, pois, as nossas almas sob a mão de Deus na tentação e na tribulação, porque os humildes de espírito, Ele os há de salvar e exaltar.

Nas tentações e tribulações vê-se quanto aproveitou a alma; nelas maior é o merecimento e melhor se manifesta a virtude. Não é lá grande valor ser o homem devoto e fervoroso quando nada lhe dá pena; esperança de muito aproveitamento haverá, porém, se suporta com paciência o tempo da adversidade. Alguns guardam-se das grandes tentações e são vencidos muitas vezes nas pequenas de cada dia, para que, humilhados, não presumam de si nas grandes ocasiões os que nas tão insignificantes fraquejam. (Imitação de Cristo)

Bom dia para você e sua família!