VOCAÇÃO PARA A VIDA CONSAGRADA: RELIGIOSOS(AS) E CONSAGRADOS(AS) SECULARES
ASSUNÇÃO DA BEM-AVENTURADA VIRGEM MARIA
“SABEDORIA DIVINA: QUE DEUS TRANSFORME CADA PASSO DA NOSSA JORNADA.”
LER
Lucas 11,27-28
MEDITAR
“Felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática.” (Lc 11,28)
O Evangelho proclamado nesta solenidade da Assunção de Nossa Senhora nos coloca diante da pessoa de Maria Santíssima tal como ela é: a cena começa com sua pressa em subir as montanhas rumo à casa de Isabel. A serva do Senhor se faz serva de uma idosa gestante, assim como cuida maternalmente de cada um de nós, em nossas necessidades. Isabel e João Batista, este ainda no ventre materno, reconhecem a grande fé daquela que os visita e dos lábios da Virgem de Nazaré brota um poema com o qual ela revela a sua visão de Deus e de si mesma: ele é grande, justo, generoso, e ela é feliz (bem-aventurada) porque se deixou olhar por ele..
(João Vitor Piancó – seminarista do 2º ano de teologia / Arquidiocese de Teresina-PI)
REFLEXÃO
- A minha devoção à Virgem Maria leva-me a honrá-la e imitá-la ou só recorro a ela quando tenho interesses particulares?
- Reconheço a presença de Deus na minha vida e rezo a ele com sentimento de louvor e gratidão ou só sei pedir?
CONTEMPLAR
“O Poderoso fez grandes coisas em mim.” (Lc 1,49)
COMPROMISSO
De que maneira tenho aplicado a Palavra de Deus em minhas decisões, em meus relacionamentos, em minhas ações diárias? (Escreva no seu diário espiritual)
LEITURA ESPIRITUAL
O que é que a Assunção de Maria confere ao nosso caminho, à nossa vida? A primeira resposta é: na Assunção vemos que em Deus existe espaço para o homem, o próprio Deus é a casa de muitas moradas da qual Jesus fala (cf. Jo 14,2); Deus é a casa do homem. Quanto a Maria, unindo-se, unida a Deus, não se afasta de nós, não vai a uma galáxia desconhecida; unida a Deus, participa da presença de Deus e encontra-se extremamente próxima de nós, de cada um de nós. Há uma bonita palavra de São Gregório Magno sobre São Bento, que podemos aplicar de novo a Maria: São Gregório Magno afirma que o coração de São Bento se tornou tão grande, que toda a criação podia entrar nesse coração. Isto é válido ainda mais para Maria: totalmente unida a Deus, Maria tem um coração tão grande que toda a criação pode entrar nele, e os ex-votos o demonstram em todas as partes da terra. Maria está próxima, pode ouvir, pode ajudar, encontra-se próxima de todos nós. Em Deus há espaço para o homem e Deus está próximo; quanto a Maria, unida a Deus, está extremamente próxima, tem um coração tão grande quanto o coração de Deus.
(Bento XVI, homilia em 15.08.12)
Bom domingo para você e sua família!
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.