“VIVA COM ESPERANÇA E RESPONSABILIDADE.”
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
LER
Mateus 17,22-27
MEDITAR
“Eles o matarão, mas no terceiro dia ele ressuscitará” (Mt 17,23)
No Evangelho de hoje, Jesus, compartilha Seu destino conosco e nos lembra que o sofrimento faz parte da existência humana. Todos nós, em algum momento da vida, enfrentamos a dor, a perda e a desilusão. Podemos ter a sensação de impotência diante da inevitabilidade do sofrimento. Contudo, Ele também nos oferece uma esperança: o sofrimento não tem a palavra final. A ressurreição é a promessa de que, mesmo nas situações mais sombrias, há uma renovação possível, uma vida nova que surge do sofrimento, da tristeza, da dor e até da morte.
(Pe. William Santos Vasconcelos – diretor espiritual do seminário de teologia)
REFLEXÃO
- Como eu lido com o sofrimento em minha vida?
- Eu consigo ver além da dor imediata e confiar na possibilidade de renovação e esperança?
CONTEMPLAR
“Quanto mais uma alma ama, tanto mais perfeita é naquilo que ama” (São João da Cruz).
COMPROMISSO
Como posso enfrentar os desafios e sofrimentos da vida com serenidade? (Escreva no seu diário espiritual)
LEITURA ESPIRITUAL
A esperança é uma virtude contra a qual pecamos frequentemente: nas nossas saudades negativas, nas nossas melancolias, quando pensamos que as felicidades do passado estão enterradas para sempre. Pecamos contra a esperança, quando desanimamos diante dos nossos pecados, esquecendo que Deus é misericordioso e é maior do que o nosso coração. Não esqueçamos isto, irmãos e irmãs: Deus perdoa tudo, Deus perdoa sempre. Somos nós que nos cansamos de pedir perdão. Mas não esqueçamos esta verdade: Deus perdoa tudo, Deus perdoa sempre! Pecamos contra a esperança, quando desanimamos perante os nossos pecados; pecamos contra a esperança, quando o outono anula em nós a primavera; quando o amor de Deus deixa de ser um fogo eterno e não temos a coragem de tomar decisões que nos comprometem para toda a vida.
O mundo de hoje tem muita necessidade desta virtude cristã! O mundo precisa da esperança, assim como tem tanta necessidade da paciência, uma virtude que caminha de mãos dadas com a esperança. Os homens pacientes são tecelões de bem. Desejam obstinadamente a paz, e embora alguns tenham pressa e queiram tudo e já, a paciência tem a capacidade da espera. Até quando muitos à sua volta cederam à desilusão, quem é animado pela esperança e é paciente, torna-se capaz de atravessar as noites mais escuras. Esperança e paciência caminham de mãos dadas!
(Papa Francisco, Audiência geral, 08/05/2024).
*(para fazer seu diário espiritual entre em contato conosco)
Bom dia para você e sua família!
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.