SÃO CIRILO DE ALEXANDRIA

“A VERDADEIRA FÉ SE REVELA EM AÇÕES HUMANIZADORAS.”

LER

Mateus 7,21-29

MEDITAR

Não é toda pessoa que me chama de ‘Senhor, Senhor’ que entrará no Reino dos Céus” (Mt 7,21).

Neste evangelho de São Mateus, Jesus esclarece a importância de alicerçarmos os nossos posicionamentos diários, nos seus exemplos e ensinamentos.

Pois ser católico da boca pra fora, e não viver a palavra, certamente deverá ruir a nossa casa na primeira intempérie, pois a fragilidade da ausência de fé e oração, certamente nos fará desfalecer como uma casa construída na areia.

Ou seja, na próxima dificuldade, iremos usar o simples porquê? E não o para que, ao enfrentemos qualquer dificuldade, sem o alicerce que é o próprio Jesus.

Confiar, rezar e trabalhar, a tríplice regra de Santo Inácio, “que construiu sua vida sobre a palavra de Deus, enraizado no Cristo, para responder concretamente o seu chamado.”

(Dr. Marcos Patrício – Professor Ufpi e Procurador da Assembleia Legislativa. / Teresina-PI)

REFLEXÃO

  1. O que constitui uma vida bem fundamentada nos ensinamentos de Jesus?
  2. De que forma minhas ações e escolhas individuais refletem a identidade e os valores humanos?

CONTEMPLAR

Faça uma oração contemplando as palavras de Santa Teresa de Jesus: “Não construamos torres sem alicerces, pois o Senhor não olha tanto para a grandeza das obras, mas sim para o amor com que se fazem”.

COMPROMISSO

Quais são os seus maiores objetivos para os próximos cinco dois e quais passos concretos você pode começar a dar hoje para alcançá-los?

LEITURA ESPIRITUAL

Ora a vida eterna consiste em ver a Deus. Mas por outro lado, as colunas da fé, João, Paulo e Moisés afirmam que ver a Deus é impossível. Compreendes agora a vertigem da nossa inteligência ao considerar a profundidade destas palavras? Se Deus é a vida, quem não vê a Deus não vê a vida. Mas tanto os Profetas como os Apóstolos, inspirados pelo Espírito Santo, testemunham que Deus não pode ser visto. Em que angústias se debate a esperança dos homens!

Mas o Senhor levanta e sustenta esta esperança que vacila, como fez a Pedro quando estava em perigo de afundar-se: colocou os seus pés de novo sobre a água, como num pavimento sólido e consistente.

Se também a nós o Verbo nos dá a mão, ao ver-nos vacilar sobre o abismo das nossas especulações, se Ele nos ilumina e fortalece a inteligência, então estaremos livres de temor e, conduzidos por sua mão, caminharemos em segurança, até abraçarmos o próprio Verbo: Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. (Das homilias de São Gregório de Nissa, bispo – Liturgia das Horas).

Bom dia para você e sua família!