“POSSO CONFIAR E VALORIZAR OS PEQUENOS ATOS DE BONDADE EM MINHA VIDA DIÁRIA?

LER

Marcos 4,26-34

MEDITAR

“Quer ele esteja acordado, quer esteja dormindo, ela brota e cresce, sem ele saber como isso acontece” (Mc 4,27). 

Hoje, a liturgia nos convida a refletir sobre a beleza e o mistério do crescimento do Reino de Deus. O Evangelho de Marcos nos apresenta duas parábolas sobre o Reino de Deus. Na primeira, Jesus compara o Reino a uma semente lançada na terra. O agricultor dorme e acorda, e a semente germina e cresce sem que ele saiba como. Esta parábola nos lembra que o crescimento do Reino de Deus não depende apenas de nossos esforços. É Deus quem faz crescer. Nossa tarefa é semear com amor e paciência, confiando que Deus agirá no tempo certo. Na segunda parábola, Jesus compara o Reino de Deus a um grão de mostarda, que é a menor de todas as sementes, mas cresce e se torna a maior de todas as plantas. Esta imagem nos ensina que, muitas vezes, as pequenas ações, feitas com amor e fé, têm um impacto profundo e duradouro. O que parece pequeno aos olhos humanos, aos olhos de Deus tem um valor imenso. Que aprendamos a reconhecer a presença de Deus em cada detalhe, a louvar por Suas maravilhas e a viver com a confiança de que Ele está sempre ao nosso lado, cuidando de nós e fazendo crescer o Seu Reino de amor em nossos corações.

(Lincoln Pereira do Nascimento – 1° ano de Teologia / Diocese de Parnaíba-PI).  

REFLEXÃO

  1. Como você lida com a espera e a incerteza quando não vê resultados imediatos de seus esforços?
  2. Você reconhece o potencial transformador dos pequenos atos de bondade e fé em sua vida diária?

CONTEMPLAR

oração: Ó Deus, pela tua misericórdia, continues a abençoar nossos esforços e dar-nos força e sabedoria para ser um(a) semeador(a) fiel do Reino, confiando sempre em seu poder e tempo perfeitos. Abençoa nossos compromissos e ajude-nos a ver o crescimento do seu Reino em nossa vida. Amém.

COMPROMISSO

Duas atitudes importante para a semana: 1) envie uma mensagem de encorajamento a um amigo ou familiar. 2) dedique alguns minutos diários à oração ou meditação, pedindo a Deus a graça da paciência.

LEITURA ESPIRITUAL

Visto que Jesus havia dito que três quartos da semente seriam perdidos, que apenas uma parte seria salva e que danos tão graves ocorreriam ao resto, era bastante lógico que seus discípulos lhe perguntassem quem e quantos seriam os fiéis. . Jesus remove o medo deles, conduzindo-os à fé através da parábola do grão de mostarda e mostrando-lhes que a pregação da Boa Nova se espalhará por toda a terra.

Para isso, escolha uma imagem que represente bem essa verdade. “É a menor de todas as sementes, mas quando cresce é maior que os vegetais e se torna como uma árvore, a ponto de os pássaros do céu fazerem ninhos em seus galhos.” Cristo quis apresentar o sinal, a prova da sua grandeza. Isto, explica, acontecerá também com a pregação da Boa Nova. Na realidade, os discípulos eram os mais humildes e fracos entre os homens, inferiores a todos, mas, como neles havia uma grande força, a sua pregação espalhou-se pelo mundo (João Crisóstomo, Comentário ao Evangelho de Mateus, 46, 2). 

Bom domingo para você e sua família!