1Pd 5,1-4; Sl 22(23),1-3a.3b-4.5.6 (R. 1); Mt 16,13-19

A FÉ SINALIZA UMA TOMADA DE DECISÃO

“Tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la” (Mt 16,18).

São Leão Magno, Papa, ele afirma que “dentre todos os homens do mundo, Pedro foi o único escolhido para estar à frente de todos os povos chamados à fé, de todos os apóstolos e de todos os padres da Igreja”. A missão dada a Pedro vai além do que uma simples direção da igreja dos fiéis seguidores de Jesus, é uma missão árdua e difícil, Pedro torna-se guia da fé e do direcionamento dos caminhos da igreja que apontam para o céu, o seu testemunho diante dos discípulos e diante de Jesus é decisivo para assumir sua missão, ao professar sua fé com a pergunta feita por Jesus, sobre o que os homens pensam sobre Ele, os discípulos silencia e Pedro num ato de fé professa, “Tu és Cristo, o Filho do Deus Vivo”. Jesus regozija-se de alegria ao perceber que a revelação vem de Deus pela boca de Pedro. Peçamos a graça de confessar com nosso coração e com nossa fé a nossa vocação de batizados e seguidores de Jesus Cristo.

(José de Jesus Dantas da Silva – Seminarista do 2º ano de Teologia / Diocese de Floriano-PI).

REFLEXÃO

1. Quem é Jesus para mim?

2. Consigo fazer unidade com minha família e com os grupos aos quais pertenço?

LEITURA ESPIRITUAL

Em Pedro vemos a pedra escolhida […]. Em Pedro devemos reconhecer a Igreja. Na verdade, Cristo edificou a Igreja não sobre um homem, mas sobre a confissão de Pedro. Qual foi a confissão de Pedro? “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo” (Mt 16,16). Esta é a pedra, este é o fundamento, e é aqui que foi construída a Igreja, que as portas do inferno não vencerão (Mt 16,18) […]. Aqui está aquele Pedro que é um negador e um negador amoroso por causa da fraqueza humana, um amante por causa da graça divina.

[…]. Ele foi questionado sobre o amor e as ovelhas de Cristo lhe foram confiadas […]. Quando o Senhor confiou as suas ovelhas a Pedro, ele confiou-nos a nós. Quando confiou a Pedro, confiou à Igreja os seus membros. Senhor, portanto, confia a tua Igreja à tua Igreja e a tua Igreja confia-se a ti (Agostinho de Hipona).

AÇÃO

Leia e medite: “Dai glória a Cristo, o Senhor, e estai sempre prontos a dar a razão da vossa esperança a quem vos pedir explicações” (1 Pd 3, 15).

Bom dia para você e sua família!