SANTO ANTÃO

“SEGUIMENTO QUE TRANSFORMA

LER

Marcos 2,13-17

“Jesus viu Levi sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Levi se levantou e o seguiu” (Mc 2,14).

Jesus, ao chamar Levi, não vê apenas o coletor de impostos, mas o ser humano sedento de transformação. Ao dizer “Segue-me!”, Ele oferece não apenas uma mudança de profissão, mas uma nova vida. Levi, apesar de suas falhas e limitações, responde ao chamado com prontidão. Isso nos ensina que, mesmo nos nossos erros, o olhar de Jesus nos chama a uma caminhada de renovação. Importante é que estejamos dispostos a deixar para trás o que nos aprisiona e abrir caminhos para novas perspectivas.

(Pe. William Santos Vasconcelos – Diretor Espiritual).

MEDITAR

  1. O que em minha vida precisa ser deixado para trás para seguir Jesus de forma mais plena?
  2. Como posso, no meu dia a dia, demonstrar a disposição de Levi em seguir o chamado de Jesus?

COMPROMISSO

Procure identificar uma área da sua vida onde possas dar passos de fé, confiando no chamado de Jesus. (escreva no seu Diário espiritual).

LEITURA ESPIRITUAL

Em que sentido Jesus passa? Jesus realiza ações temporais. Em que sentido Jesus passa? Jesus realiza ações transitórias. Considerem com muita atenção quantas ações suas já passaram. Nasceu da Virgem Maria, mas acaso ele continua nascendo? Foi amamentado quando era criança, mas acaso continua mamando? Passou pelas diferentes idades até a juventude, mas acaso continua crescendo fisicamente? Também os milagres realizados por Ele passaram: nós os lemos e cremos. Esses feitos foram escritos para que possam ser lidos e, por consequência, passaram uma vez realizados. Por último, e para não nos alongarmos em muitos outros feitos, foi crucificado, mas acaso continua pendurado na cruz? Foi sepultado, ressuscitou, ascendeu ao céu; agora já não morre mais… sua divindade é permanente e a imortalidade de seu corpo não terá fim. No entanto, e apesar disso, todas as ações que Jesus realizou no tempo passaram, mas foram escritas para serem lidas e anunciadas para que fossem cridas. Portanto, Jesus passou por todas essas ações…

Jesus também passa agora… Explicarei: quando lemos os feitos realizados pelo Senhor enquanto Ele passava, sempre nos é apresentado o Jesus que passa… Compreendem, irmãos, o que digo? Não sei, de fato, como me expressar, mas sei ainda menos como ficar em silêncio. Pois bem, isso é o que digo, e o digo de forma aberta. Porque temo não apenas o Jesus que passa, mas também o Jesus que permanece, por isso não posso ficar em silêncio.

(Agostinho de Hipona, Sermão 88, 10.9 e 14.13).

Bom dia para você e sua família!