“CRISTO TRANSFORMA AS TREVAS EM CAMINHOS DE ESPERANÇA”
LER
Mateus 4,12-17.23-25
“O povo que vivia nas trevas viu uma grande luz; e para os que viviam na região escura da morte brilhou uma luz” (Mt 4,16).
O Evangelho de hoje nos convida a refletir sobre a luz que vem para iluminar as trevas da nossa vida. Em momentos de sofrimento e escuridão, a esperança surge de maneira inesperada, como um farol que nos guia na direção de algo maior. Jesus, a luz, é a presença transformadora que nos desafia a sair da escuridão e buscar um caminho de vida plena. Ele nos oferece a chance de encontrar propósito, mesmo nos momentos mais difíceis. Que possamos abrir nossos corações para essa luz que deseja nos libertar.
(Pe. William Santos Vasconcelos – Diretor Espiritual).
MEDITAR
- Quais são as “trevas” que tenho vivido em minha vida e que precisam da luz de Cristo?
- Como posso ser uma luz para os outros em momentos de escuridão?
COMPROMISSO
Busque ser mais atento às dificuldades dos outros e esteja disposto(a) a oferecer uma palavra de encorajamento e apoio. (escreva no seu Diário espiritual).
LEITURA ESPIRITUAL
Perguntemo-nos: no fundo, o que realmente impera sobre nós? Em primeiro lugar, os homens. Também as coisas dominam sobre mim. As coisas que ambiciono, as coisas que me atrapalham, as coisas que encontro no meu caminho (…). O que aconteceria se Deus reinasse verdadeiramente em mim? Meu coração, minha vontade, experimentariam isso como Aquele que dá pleno significado a todo evento humano (…). Eu perceberia, com temor sagrado, que minha pessoa humana não é nada, exceto pelo modo como Deus me chamou e de como devo responder à Sua chamada. Daqui viria o dom supremo: a santa comunhão de amor entre Deus e minha única pessoa. Mas o nosso é um reino do homem, reino das coisas, reino de interesses terrenos que ocultam Deus e só ao margens fazem lugar para Ele. Como é possível que a árvore a cujo encontro vou me seja mais real do que Ele? Como é possível que Deus seja para mim apenas uma mera palavra e não me invada, onipotente, o coração e a consciência?
E agora Jesus proclama que depois do reino dos homens e das coisas, há de vir o reino de Deus. O Poder de Deus irrompe e quer assumir o domínio; quer perdoar, santificar, iluminar, não pela violência física, mas pela fé. Os homens deveriam apartar sua atenção das coisas e direcioná-la para Deus, assim como ter confiança no que Jesus lhes diz com Sua palavra e atitude: então chegaria o reino de Deus. (Romano Guardini, O Senhor, Madrid, 1965)).
Bom dia para você e sua família!

Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.