“A COMPAIXÃO SURGE QUANDO RECONHEÇO A DOR DO OUTRO”

LER

Mateus 9,35-10,1.6-8

“Ao ver a multidão teve compaixão dela” (Mt 9,36).

O Evangelho de hoje revela o coração sensível de Jesus diante da fragilidade humana. Ao ver a multidão, Ele se compadece das pessoas, cansadas e perdidas, vulneráveis às dificuldades da vida. Essa compaixão nos convida a olhar com mais humanidade para quem está ao nosso redor, reconhecendo suas dores e necessidades. Somos chamados a uma empatia ativa, que não se distancia do sofrimento, mas se envolve na busca de alívio e esperança.

(Pe. William Santos Vasconcelos – Diretor Espiritual).

MEDITAR

  1. Como tenho percebido as necessidades das pessoas à minha volta?
  2. De que maneira posso expressar compaixão no meu dia a dia?

COMPROMISSO

Ouça com atenção e acolha alguém que esteja passando por dificuldades nesta semana. (escreva no seu Diário espiritual).

LEITURA ESPIRITUAL

Seu maior medo é não ser bem-vindo. Esse fato está ligado ao seu medo de nascer, de não ser bem-vindo a esta vida, à morte, de não ser bem-vindo à vida após a morte. É o medo, profundamente enraizado em você, de que teria sido melhor não ter nascido.

Aqui você está, enfrentando o coração da luta espiritual. Você vai se entregar às forças das trevas que dizem que você não é bem-vindo à vida, ou pode confiar na voz daquele que veio não para condenar, mas para salvar você do medo? Você precisa escolher a vida. A cada momento, você deve decidir confiar na voz que lhe assegura: “Eu te amo. Tu formaste minhas entranhas, me teceste no ventre de minha mãe” (Sl 139,13).

Tudo o que Jesus te diz pode ser resumido nestas palavras: “Seja consciente de que você é bem-vindo.” Jesus lhe oferece sua vida íntima com o Pai. Ele quer que você saiba tudo o que Ele sabe e que faça tudo o que Ele faz. Sim, Ele quer preparar um lugar para você na casa de seu Pai.

Lembre-se constantemente de que seus sentimentos de não ser bem-vindo não vêm de Deus e não dizem a verdade. O Príncipe das Trevas quer que você acredite que sua vida é um erro e que não há lar para você. Mas sempre que você consentir que esses pensamentos te afetem, estará se colocando no caminho da autodestruição. Por isso, você deve desmascarar incansavelmente a mentira e pensar, falar e agir de acordo com a verdade de que você é absolutamente bem-vindo.

(H. J. M. Nouwen, A Voz Interior do Amor, Madrid 1997, 113-114).

Bom dia para você e sua família!