VIGIAR É VIVER EM ALERTA PARA O HOJE QUE CONSTRÓI O AMANHÃ

LER

Mateus 24,37-44

“Vigiai, para que estejais preparados…” (Mt 24,44).

A mensagem de Jesus nos convida a estarmos vigilantes, atentos às transformações internas e externas que moldam nossas vidas. A preparação constante para os desafios da existência é um exercício de autoconhecimento e fé, onde cada momento vivido se torna uma oportunidade de fortalecer nosso espírito. Viver com vigilância é não se deixar levar pela apatia, mas cultivar a esperança e a presença de Deus em cada ato. Somos chamados a ser conscientes do que realmente importa, para não sermos pegos de surpresa quando a vida nos exigir mais.

(Pe. William Santos Vasconcelos – Diretor Espiritual).

MEDITAR

  1. O que você tem feito para se preparar para os momentos desafiadores da vida?
  2. Quais ações cotidianas podem fortalecer sua vigilância espiritual?

COMPROMISSO

Pratique a vigilância através de um momento de reflexão, buscando estar atento às suas emoções e atitudes, com o objetivo de cultivar paz e discernimento. (escreva no seu Diário espiritual).

LEITURA ESPIRITUAL

Arsênio foi um romano culto com o cargo de senador que viveu na corte do imperador Teodósio como tutor dos príncipes Arcádio e Honório. Quando ainda morava no palácio, o abba Arsênio orou a Deus com estas palavras: «Senhor, guia-me pelo caminho da salvação». Então, ouviu uma voz que lhe respondeu: «Arsênio, foge do mundo e te salvarás».

Depois de navegar secretamente de Roma a Alexandria e adotar uma vida solitária no deserto, Arsênio orou novamente: «Senhor, guia-me pelo caminho da salvação» e novamente ouviu uma voz que lhe respondeu: «Arsênio, foge, guarda silêncio, ora continuamente, pois estas são as fontes da vida».

As palavras “foge, guarda silêncio e ora” resumem a espiritualidade do deserto. Elas indicam três formas de evitar que o mundo nos configure à sua imagem, três formas, portanto, de viver no Espírito.

(H. J. M. Nouwen, O caminho do coração, Madrid 1986, 13).

Bom domingo para você e sua família!

Conteúdo completo no link abaixo


[1] Homilia de cunho humano-existencial 5 linhas; 2 perguntas curtas e práticas para meditar o texto; um compromisso prático e curto; uma frase profunda, curta como chave de leitura do texto.