SÃO LEÃO MAGNO

O PERDÃO É UMA EXPERIÊNCIA DE DEUS

LER

Lucas 17,1-6

Se teu irmão vier a ti, dizendo: ‘Estou arrependido’, tu deves perdoá-lo” (Lc 17,4).

Perdoar é sempre recomeçar. Quando alguém nos pede perdão, somos convidados a vencer o orgulho e abrir espaço para a reconciliação. O perdão liberta não só quem erra, mas também quem perdoa. Ele nos faz experimentar a leveza de um coração em paz e nos aproxima do modo como Deus ama. Cada gesto de perdão é um passo para reconstruir a fraternidade. O Evangelho nos chama a perdoar não por obrigação, mas por um amor que quer curar. Perdoar nem sempre significa esquecer o que nos fizeram; contudo, a primeira atitude do perdão é não querer fazer vingança, nem tampouco desejar o mal à outra pessoa

(Pe. William Santos Vasconcelos – Diretor Espiritual).

MEDITAR

  1. Tenho facilidade ou resistência em perdoar quem me feriu?
  2. Que feridas ainda precisam do bálsamo do perdão em minha vida?

COMPROMISSO

Dê o primeiro passo na reconciliação com alguém. (escreva no seu Diário espiritual).

LEITURA ESPIRITUAL

São Leão não é um teólogo especulativo, mas sim o doutor que encontra a formulação adequada, precisa, destinada a fins catequéticos na doutrina católica. Sua atividade doutrinal brota da tarefa pastoral e do governo da Igreja. Trata-se de uma exposição clara e simples, isenta de artifícios, que não tem a finalidade de atrair a atenção com imagens e especulações maravilhosas. Está dirigida à fé do fiel e quer chegar a ele de forma límpida como um raio de sol e simples como a Palavra de Deus.

O trabalho espiritual é o cultivo do campo de Deus, que é a alma: trata-se de uma batalha que o cristão, que faz parte da milícia de Cristo, trava contra o diabo, usando como arma a cruz; é uma preparação para o encontro com o Senhor; é o adorno pascal do templo de Deus; é o caminho e progresso, constante e ininterrupto, pelo caminho estreito e difícil que leva a Deus e afasta do caminho largo e fácil que conduz à perdição; ao caminho estreito corresponde o amor a Deus e ao próximo, como energia infalível que nos faz correr e voar pelos caminhos de Cristo; ao caminho largo corresponde o amor a si mesmo e às criaturas. O trabalho espiritual é, também, a vitória da boa vontade sobre todas as paixões e inimigos espirituais; é embriaguez, é insuperável deleite na prática da virtude; é bem-aventurança ou, melhor, é a escalada à bem-aventurança através dos degraus indicados por Cristo no Evangelho: pobreza, sofrimento, misericórdia, simplicidade, pureza, paz.

(A. Valeriani, em León Magno, L’osservanza cristiana, Alba 1965, pp. 34-53).

Bom dia para você e sua família!