“A MAIOR RESPONSABILIDADE VEM COM A MAIOR CONFIANÇA”
LER
Lucas 12,39-48
“A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido!” (Lc 12,48).
Jesus nos lembra que aqueles que recebem grandes responsabilidades têm uma maior obrigação de corresponder com suas ações. A confiança depositada em nós exige nossa dedicação e esforço contínuo para cumprir nossa missão. A vida nos coloca à prova, nos pedindo que sejamos justos e coerentes, e que nossa entrega seja fiel ao chamado que recebemos. Cada um de nós, ao ser agraciado com dons e talentos, é desafiado a utilizá-los para o bem coletivo e para o crescimento espiritual. Não podemos fugir dessa responsabilidade, pois ela é a medida do nosso compromisso com o próximo e com Deus.
(Pe. William Santos Vasconcelos – Diretor Espiritual).
MEDITAR
- Como tenho respondido às responsabilidades que me foram confiadas?
- Estou utilizando meus dons para servir ao próximo de maneira genuína?
COMPROMISSO
Comprometo-me a refletir sobre as responsabilidades que tenho e a agir com mais consciência em relação aos dons que Deus me deu. (escreva no seu Diário espiritual).
LEITURA ESPIRITUAL
O Deus criador é livre. A criatura humana, plasmada à Sua imagem, também será dotada de liberdade. O que distingue, principalmente, o ser humano dos outros animais? Acima de tudo, a consciência de si, a voz da consciência, o livre-arbítrio, a capacidade de tomar decisões éticas. Enquanto os outros animais agem seguindo seu próprio instinto, o ser humano, em sua própria consciência, está diante de Deus e escolhe. Deus diz todos os dias ao homem: “Diante de ti estão a vida e a morte, a bênção e a maldição. Escolhe a vida, para que vivas tu e tua descendência” (Dt 30,19).
Somente exercendo sua liberdade, o homem se torna verdadeiramente humano. Em um mundo que, dia após dia, se torna mais desumano – um mundo aparentemente controlado pela psicanálise, pelas estatísticas e pelas máquinas – é urgente reafirmar, por parte dos cristãos, o valor supremo da liberdade humana. Não há nada mais decisivo em todo o universo do que as escolhas ponderadas feitas por pessoas dotadas de razão e consciência.
O ser humano, criado à imagem e semelhança de Deus, pode louvar a Deus também por este mundo, restituindo ao Seu Criador a criação em uma ação de graças; e, por meio desse ato de oblação, o homem se torna verdadeiramente humano, uma pessoa em sua integridade.
(K. Ware, Riconoscerete Cristo in voi, Magnano 1994, pp. 30-32, passim).
Bom dia para você e sua família!

Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.