SANTA DULCE LOPES PONTES
“O AMOR FRATERNO NOS UNE AO CORPO MÍSTICO DE CRISTO.”
LER
Mateus 18,15-20
“Se ele te ouvir, tu ganhaste o teu irmão” (Mt 18,15).
No Evangelho Jesus nos ensina sobre a correção fraterna com empatia e amor, visando restaurar, e não quebrar, os relacionamentos. A mensagem ressalta a importância de ouvir o outro, criando um espaço de diálogo e compreensão. O caminho, proposto por Jesus, não é acusar o irmão ou a irmã, mas promover a reconciliação, a cura e de reintegrá-lo(a) na comunidade. Ao corrigir com humildade, busca-se “ganhar o/a irmão/ã”, ou seja, restaurar a harmonia e fortalecer o vínculo. A correção deve ser feita com cuidado, sem minimizar a pessoa, mas priorizando o bem do outro. Jesus propõe que nos dirigindo ao próximo, deve-se agir com amor e respeito, visando sempre a reconciliação e o crescimento mútuo.
(Pe. William Santos Vasconcelos – Diretor Espiritual).
MEDITAR
- Faço a correção fraterna com respeito, buscando uma reconciliação, ou apenas apontando erros?
- Estou disposto a ouvir o outro antes de buscar corrigir, criando um ambiente de diálogo e compreensão?
COMPROMISSO
Procure corrigir com empatia e respeito, promovendo a reconciliação e o entendimento em qualquer situação de conflito. (escreva no seu Diário espiritual).
LEITURA ESPIRITUAL
Se permanecermos unidos, Jesus está entre nós. E isso é valioso. Vale mais do que qualquer outro tesouro que possa possuir o nosso coração: mais do que a mãe, que o pai, que os irmãos, que os filhos. Vale mais do que a casa, do que o trabalho, do que a propriedade; mais do que as obras de arte de uma cidade como Roma; mais do que os nossos negócios; mais do que a natureza que nos rodeia com flores e prados, o mar e as estrelas; mais do que a nossa alma.
É Ele quem, inspirando os Seus santos com as Suas eternas verdades, fez época em cada época. Também esta é a Sua hora: não tanto de um santo, mas Dele; Dele entre nós, Dele vivo em nós, edificando – em unidade de amor – o Seu Corpo místico. Mas é preciso dilatar Cristo, fazê-Lo crescer em outros membros; tornar-nos portadores de fogo como Ele. Fazer um de todos e em todos o Único. E então viveremos a vida que Ele nos dá, momento a momento, na caridade.
O mandamento do amor fraterno é fundamental. Por ele, vale tudo o que for expressão de sincera caridade fraterna. Nada do que fazemos tem valor se não estiver presente nisso o sentimento de amor aos irmãos: Deus é Pai e no Seu coração Ele tem sempre e unicamente filhos.
(Chiara Lubich, L’attrattiva del mondo moderno. Scritti spirituali, Roma 1978, I, 50 [edição espanhola: El atractivo de nuestro tiempo, Editorial Ciudad Nueva, Madrid 1995]).
Bom dia para você e sua família!
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.