SANTA CLARA

“CUMPRIR DEVERES COM SABEDORIA, FÉ E RESPONSABILIDADE”

LER

Mateus 17,22-27

“Pega então a moeda e vai entregá-la a eles, por mim e por ti”.” (Mt 17,27).

A vida traz desafios que às vezes parecem afastar-nos do que realmente somos. Jesus mostra que, mesmo diante das obrigações difíceis, é possível agir com sabedoria e criatividade sem perder nossa essência. Viver é aprender a equilibrar quem somos com o que o mundo pede. Nem sempre o caminho é fácil ou claro, mas confiar na vida e agir com coragem nos ajuda a superar obstáculos. A moeda no peixe simboliza que as soluções surgem quando menos esperamos. Precisamos estar atentos e abertos para encontrá-las. A verdadeira força está em manter a integridade mesmo nas dificuldades. Assim, seguimos, adaptando-nos e crescendo como pessoas.

(Pe. William Santos Vasconcelos – Diretor Espiritual).

MEDITAR

  1. Como posso cumprir minhas responsabilidades sem perder minha identidade e valores?
  2. Tenho confiança na providência divina diante de desafios inesperados?

COMPROMISSO

Como posso agir com sabedoria e coragem, equilibrando minhas responsabilidades confiando na providência divina? (escreva no seu Diário espiritual).

LEITURA ESPIRITUAL

Ó rainha mui nobre: observa, considera, contempla, com o desejo de imitá-lo, teu Esposo, o mais belo entre os filhos dos homens (Sl 43,3), feito por tua salvação o mais vil dos homens: desprezado, açoitado, ferido de mil formas em todo o seu corpo, morrendo entre as atrozes angústias da cruz.
Pois, se sofreres com ele, reinarás com ele (Rm 8,17); se com ele chorares, com ele alegrarás; se morreres com ele na cruz da tribulação, possuirás as moradas eternas no esplendor dos santos, e teu nome, inscrito no livro da vida, será glorioso entre os homens (2Tim 2,11-12).
E assim alcançarás para sempre, pelos séculos dos séculos, a glória do Reino celestial em lugar dos honores terrenos e transitórios, participarás dos bens eternos em troca dos perecíveis, e viverás pelos séculos dos séculos.

(Clara de Assis, “Segunda carta a Inês de Praga”, 20-23, em Fontes franciscanas, Pádua 1982, p. 2.288).

Bom dia para você e sua família!