“AMIZADE”
LER
João 11,19-27
“Respondeu-lhe Jesus: “Teu irmão ressuscitará”” (Jo 11,23).
A amizade de Jesus com Marta, Maria e Lázaro nos ensina que a verdadeira amizade não é aquela que apenas compartilha momentos felizes, mas aquela que se faz presente em meio à dor, à perda e ao sofrimento. Jesus é o amigo que se importa profundamente conosco, que chora conosco, mas que também nos chama a viver uma vida nova. Ele não está apenas conosco nos nossos momentos de alegria, mas, sobretudo, nos nossos momentos mais difíceis. Deus é o amigo que, com Sua presença, nos transforma, nos dá uma nova perspectiva da vida e nos conduz à ressurreição.
(Pe. William Santos Vasconcelos – Diretor Espiritual).
MEDITAR
- Como você reage ao sofrimento e à perda, como Marta e Maria?
- O que a resposta de Jesus sobre a ressurreição e a vida significa para você em momentos de dificuldades e incertezas?
COMPROMISSO
Como posso buscar em minha fé a esperança de uma vida nova, mesmo nos momentos de sofrimento? (escreva no seu Diário espiritual).
LEITURA ESPIRITUAL
Marta, mais comprometida com o desenvolvimento das tarefas necessárias, chega primeiro [a Jesus]. Maria, mais delicada e com um ânimo mais sensível, espera em casa para receber o consolo. Marta, mais simples, corre ao encontro de Jesus, embriagada pela dor, que, no entanto, suportava com firmeza. “Meu irmão,” ela diz, “morreu porque você não estava aqui, pois tu, com uma só ordem, podes vencer a morte.” [Jesus lhe] diz: “Quem crê em mim não estará imune à morte da carne; contudo, Deus pode dar facilmente a vida a quem Ele quiser.” Quando, em seguida, diz a Marta: “Você crê?”, exige a confissão da fé como mãe e protetora da vida. E ela lhe responde imediatamente que sim, e confessa sua fé com sutileza […]: ao usar o artigo “o Cristo e o Filho de Deus”, ela confessou claramente o único, excelente e verdadeiro Filho de Deus. [O Senhor] exige compreensão da fé: ela é um grande dom quando nasce de um ânimo ardente, e tem tanto poder que salva não apenas quem crê, mas também os outros. Assim, também Lázaro foi ressuscitado pela fé de sua irmã, à qual o Senhor disse: “Não te disse que, se creres, verás a glória de Deus?”, como se quisesse dizer-lhe: “Já que Lázaro morreu, suplente tu a fé do morto. De fato, é preciso crer firmemente para ver as coisas que estão além da esperança” (Cirílo de Alexandria, Comentário ao Evangelho de João, Roma 1994, II, pp. 313ss, passim).
Bom dia para você e sua família!
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.