“AUTENTICIDADE”
LER
Mateus 6,1-6.16-18
“Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens só para serdes vistos por eles” (Mt 6,1).
O Evangelho de hoje nos faz entender que ao longo da vida cristã, somos chamados a essa constante busca por um viver autêntico, onde a nossa justiça não é medida pelo que os outros pensam de nós, mas pela profundidade do nosso compromisso com a verdade de Deus e com a nossa verdade. Isso é, de fato, o convite de Jesus para uma vida alicerçada na sua palavra, onde cada ato de justiça é um reflexo da nossa relação com Ele, e não uma tentativa de impressionar o mundo ao nosso redor.
(Pe. William Santos Vasconcelos – Diretor Espiritual).
MEDITAR
- Procuro se reconhecido(a) pelas ações que faço?
- Como a prática da justiça deve ser motivada, segundo o texto, em relação ao reconhecimento humano?
LEITURA ESPIRITUAL
Aquele que, tendo dado esmola a cem, despede outros muitos – que pedem e gritam – aos quais também pode dar esmola e comida e bebida, é julgado por Cristo como alguém que não lhe deu de comer a Ele, pois em todos eles está. Ele, que é alimentado por nós em cada um dos menores. Aquele que oferece hoje a todos tudo o que é necessário para o corpo, mas amanhã, podendo fazê-lo, desatende alguns irmãos e deixa que morram de fome, de sede, de frio, não se preocupou que era Ele quem estava morrendo e desprezou precisamente aquele que lhe diz: “Em verdade vos digo, quando fizestes isso a um desses meus irmãos mais pequenos, a Mim o fizestes” (Mt 25,40). Quem recebeu a ordem de considerar o próximo como a si mesmo (Lv 19,18) não deve considerá-lo assim apenas um dia, mas toda a vida; aquele a quem foi ordenado que dê a todo o que lhe pedir (Mt 5,42) foi ordenado a fazer isso por toda a vida, e aquele que deseja que os outros lhe façam o bem que ele deseja (Mt 7,12) será pedido que faça também isso aos outros.
(Simeão, o Novo Teólogo, Capitoli pratici e teologici, pp. 112-113.115).
COMPROMISSO
Como posso praticar a justiça de forma autêntica, sem buscar reconhecimento ou aprovação dos outros, mas com sinceridade interior e compromisso com a verdade de Deus? (escreva no seu Diário espiritual).
Bom dia para você e sua família!
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.