SANTÍSSIMA TRINDADE

“DEIXAR-SE GUIAR PELO ESPÍRITO SANTO”

LER

João 16,12-15

“O Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à plena verdade” (Jo 16,13).

A festa da Santíssima Trindade nos chama a viver uma relação profunda com Deus em todas as Suas dimensões: o Pai que nos cria, o Filho que nos redime e o Espírito que nos santifica. O Espírito Santobé aquele que nos guia para a verdade, nos ajuda a compreender a revelação de Deus e nos ensina a viver de acordo com ela.

Deus se dá a nós como um todo, como uma Trindade dinâmica, que nos sustenta, ilumina e revela, ajudando-nos a descobrir nossa verdadeira identidade em Cristo e nosso futuro em Deus.

Na festa da Trindade, somos convidados a viver com a certeza de que somos constantemente sustentados e guiados por esse Deus que, em Sua infinita sabedoria e amor, nos oferece a verdadeira vida e a verdadeira esperança.

(Pe. William Santos Vasconcelos – Diretor Espiritual).

MEDITAR

  1. O que Jesus promete aos discípulos sobre a vinda do Espírito Santo e qual será o papel dele?
  2. Como a ação do Espírito Santo, conforme descrita neste trecho, revela a dinâmica da Trindade e o relacionamento entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo em minha vida?

LEITURA ESPIRITUAL

Nesta festa celebramos Deus: o mistério de um único Deus. E este Deus é o Pai e o Filho e o Espírito Santo. Três Pessoas, mas Deus é um só! O Pai é Deus, o Filho é Deus, o Espírito é Deus. Mas não são três deuses: é um Deus em três Pessoas. Trata-se de um mistério que nos foi revelado por Jesus Cristo: a Santíssima Trindade. Hoje paramos para celebrar este mistério, pois as Pessoas não são adjetivação de Deus, não. São Pessoas reais, diversas, diferentes; não são – como disse aquele filósofo – “emanações de Deus”, não, não! São pessoas. Há o Pai, a quem rezo com o Pai-Nosso; há o Filho, que me concedeu a redenção, a justificação; há o Espírito Santo, que habita em nós e na Igreja. E isto fala ao nosso coração, porque o encontramos encerrado naquela expressão de São João, que resume toda a Revelação: «Deus é amor» (1 Jo 4, 8.16). O Pai é amor, o Filho é amor, o Espírito Santo é amor. E na medida em que é amor, Deus, não obstante seja um e único, não é solidão, mas comunhão entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Pois o amor é essencialmente dom de si, e na sua realidade original e infinita é Pai que se entrega, gerando o Filho que, por sua vez, se entrega ao Pai, e o seu amor recíproco é o Espírito Santo, vínculo da sua unidade. Não é fácil compreender, mas pode-se viver este mistério, todos nós podemos, pode-se vivê-lo em grande medida!

Este mistério da Trindade foi-nos revelado pelo próprio Jesus. Ele fez-nos conhecer o rosto de Deus como Pai misericordioso; apresentou-se a Si mesmo, verdadeiro homem, como Filho de Deus e Verbo do Pai, Salvador que dá a sua vida por nós; e falou do Espírito Santo que procede do Pai e do Filho, Espírito da Verdade, Espírito Paráclito – no domingo passado falamos sobre esta palavra “Paráclito” – ou seja, Consolador e Advogado. E quando Jesus apareceu aos Apóstolos, depois da ressurreição, Jesus enviou-os para evangelizar «todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo» (Mt 28,19).

Portanto, a festa de hoje faz-nos contemplar este maravilhoso mistério de amor e de luz, do qual derivamos e para o qual se orienta o nosso caminho terrestre.

No anúncio do Evangelho e em todas as formas da missão cristã, não se pode prescindir desta unidade à qual Jesus chama, entre nós, seguindo a unidade do Pai, do Filho e do Espírito Santo: não se pode prescindir desta unidade. A beleza do Evangelho deve ser vivida – a unidade – e testemunhada na concórdia entre nós, que somos tão diferentes! E ouso dizer que esta unidade é essencial para o cristão: não se trata de uma atitude, de um modo de dizer, não, é essencial, pois é a unidade que nasce do amor, da misericórdia de Deus, da justificação de Jesus Cristo e da presença do Espírito Santo no nosso coração.

Na sua simplicidade e humildade, Maria Santíssima reflete a Beleza de Deus, Uno e Trino, pois aceitou plenamente Jesus na sua vida. Que Ela sustente a nossa fé e nos torne adoradores de Deus e servidores dos irmãos.

(Papa Francisco, Angelus, 30/05/2021).

COMPROMISSO

Busque viver em sintonia com a ação do Espírito Santo, permitindo que Ele o(a) conduza a uma compreensão mais profunda de Deus e da minha missão. (escreva no seu Diário espiritual).

Bom domingo para você e sua família!