“RENOVAR-SE”

LER

Lucas 24,35-48

“Assim está escrito: O Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia” (Lc 24,46).

O Cristo que sofre e ressuscita é o Cristo que entende profundamente a nossa condição humana. Ele não apenas se fez presente em nosso sofrimento, mas nos dá a chave para compreendê-lo e transformá-lo. Ao contemplarmos a ressurreição, somos chamados a acreditar na renovação, mesmo diante da dor mais profunda. Cristo nos convida a viver não apenas à luz da morte, mas à luz da vida eterna, que começa agora, em nossas escolhas diárias de esperança e transformação.

(Pe. William Santos Vasconcelos – Diretor espiritual).

MEDITAR

1. O que o texto me propõe a viver como sinal da ressurreição?

2. Como a ressurreição de Cristo me ensina a olhar para o sofrimento?

LEITURA ESPIRITUAL

Esperar a segunda vinda de Cristo e esperar a ressurreição são uma só e mesma coisa. A segunda vinda é a vinda de Cristo ressuscitado, que ressuscita nossos corpos mortais com Ele na glória de Deus. A ressurreição de Jesus e a nossa são fundamentais para nossa fé. Nossa ressurreição está tão intimamente ligada à ressurreição de Jesus quanto o fato de sermos prediletos de Deus está ligado ao fato de que Jesus é o Seu amado. Paulo é absolutamente claro nesse ponto. Ele diz, de fato: “Se não há ressurreição dos mortos, também Cristo não ressuscitou. E, se Cristo não ressuscitou, vazia é nossa pregação, vazia também é a vossa fé” (1 Cor 15,13).

Será que realmente esperamos que Cristo ressuscitado nos eleve com Ele à vida eterna com Deus? Da perspectiva da ressurreição de Jesus e da nossa, nossa vida e a nossa têm pleno significado. Não devemos ser compadecidos, porque, como seguidores de Jesus, podemos olhar muito além dos limites de nossa breve vida sobre a terra e confiar que nada do que vivemos hoje em nosso corpo se perderá.

(H. J. M. Nouwen, Pane per il viaggio, Brescia 1997, p. 351 [trad. esp.: Pan para el viaje, PPC, Madrid 1999]).

COMPROMISSO

Reserve um momento para refletir sobre os desafios que você está enfrentando e como pode vê-los como oportunidades de transformação, assim como Cristo passou pelo sofrimento para alcançar a ressurreição. (escreva no seu Diário espiritual).

CRISTO VIVE! Bom dia para você e sua família!