“VIVER CONFORME A VONTADE DE DEUS”

LER

João 8,21-30

Nada faço por mim mesmo, mas apenas falo aquilo que o Pai me ensinou (Jo 8,28).

As palavras de Jesus nos desafiam a viver de maneira mais autêntica, a compreender que nossa verdadeira liberdade não está em fazer o que queremos, mas em viver de acordo com a verdade e o propósito para os quais fomos chamados. Como Jesus, somos convidados a viver não para nós mesmos, mas para aquele que nos enviou, permitindo que Ele guie nossas ações e palavras.

(Pe. William Santos Vasconcelos – Diretor espiritual).

MEDITAR

  1. Até que ponto minhas ações e decisões estão em comunhão com o propósito divino?
  2. Até que ponto busco agir de maneira autêntica, não pela aprovação humana ou pela vontade própria, mas pela direção que Deus me dá?

LEITURA ESPIRITUAL

Sim, aqui estamos para contemplar. Por mais atroz que seja a imagem de Jesus crucificado, nos sentimos atraídos por este homem de dores. Estamos persuadidos de estar diante de uma revelação que transcende a imagem sensível: a revelação intencional de um símbolo, de um tipo, de uma personificação extrema do sofrimento humano. Jesus, o Cristo, quis se apresentar assim. Aqui a dor aparece consciente! A terrível paixão foi prevista! A vexação e desonra da cruz eram sabidas de antemão. Jesus é aquele que “conhece a doença” em toda sua extensão, em toda sua profundidade e intensidade. E isso basta para que ele seja irmão do homem que geme e sofre; irmão maior, irmão nosso. Jesus detém um primado que concentra a simpatia, a solidariedade, a comunhão do homem que padece.

Jesus morreu inocente porque quis. Por que quis? Aqui está a chave de toda essa tragédia: ele quis assumir a expiação de toda a humanidade. Se ofereceu como vítima em substituição nossa. Sim, ele é “o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. Ele se sacrificou por nós. Ele se entregou por nós. E assim é nossa salvação. Por isso, o crucificado fixa nossa atenção (Paulo VI, Meditação sobre a paixão, em id., Meditações inéditas, Roma 1993, 31ss).

COMPROMISSO

Como tenho procurado a fazer a vontade de Deus nas ações do cotidiano? (escreva no seu Diário espiritual).

Bom dia para você e sua família!