“PERSONIFICAR OS MANDAMENTOS”

LER

Mateus 5,17-19

“Será grande que praticar e ensinar os mandamentos…” (Mt 5,19).

O Evangelho de hoje nos convida para uma transformação que acontece no interior de cada pessoa. A novidade que Jesus nos traz é de que cumprir a Lei não é apenas obedecer a regras, mas permitir que essas regras moldem nossa maneira de ser e viver. Vivemos em um mundo onde as relações humanas frequentemente são regidas por egoísmo, busca de poder e interesses próprios. No entanto, a Lei de Deus nos chama a superar essas tendências, nos desafiando a viver de maneira autêntica e comprometida com a verdade, com o bem-estar do outro e o cuidado com a natureza, a casa comum.

(Pe. William Santos Vasconcelos – Diretor espiritual).

MEDITAR

1. O que significa para mim a ideia de “cumprir” a Lei e não “revogá-la”?

2. Como vejo a relação entre a Lei de Deus e a minha vida cotidiana?

LEITURA ESPIRITUAL

Quando aqueles a quem amamos nos pedem algo, agradecemos por nos pedirem. Se tu desejasses, Senhor, pedir-nos uma única coisa em toda a nossa vida, ficaríamos maravilhados, e o fato de termos cumprido uma única vez a tua vontade seria o grande acontecimento do nosso destino. Mas como todos os dias, cada hora, cada minuto, pões em nossas mãos tal honra, encontramos isso tão natural que nos tornamos enfadados, que ficamos cansados…

E, no entanto, se compreendêssemos quão insondável é o teu mistério, ficaríamos estupefatos ao poder conhecer essas fagulhas da tua vontade que são nossos minúsculos deveres. Nos deslumbraria conhecer, nesta imensa escuridão que nos cobre, as inúmeras, precisas e pessoais luzes dos teus desejos. No dia em que compreendêssemos isso, andaríamos pela vida como uma espécie de profetas, como visionários das tuas pequenas providências, como agentes das tuas intervenções. Nada seria medíocre, pois tudo seria desejado por ti. Nada seria excessivamente sobrecarregado, pois tudo teria sua raiz em ti. Nada seria triste, pois tudo seria querido por ti. Nada seria tedioso, pois tudo seria amor por ti.

Todos estamos predestinados ao êxtase, todos estamos chamados a sair das nossas pobres maquinações para renascer hora após hora no teu plano. Nunca somos pobres rejeitados, mas bem-aventurados chamados; chamados a saber o que te agrada fazer, chamados a saber o que esperas em cada instante de nós: pessoas de que precisas um pouco, pessoas cujos gestos sentirias falta se nos recusássemos a fazê-los. O novelo de algodão para remendar, a carta que é preciso escrever, a criança que é preciso levantar, o marido que é preciso alegrar, a porta que é preciso abrir, o telefone que é preciso atender, a dor de cabeça que é preciso suportar…: outros tantos trampolins para o êxtase, outras tantas pontes para passar da nossa pobre e má vontade para a serena margem do teu desejo. (M. Delbrél, A alegria de crer, Santander 1997, p. 135s).

COMPROMISSO

Como esta Palavra se conecta com minha vida diária e com as escolhas que faço? (escreva no seu Diário espiritual).

Bom dia para você e sua família!