“Se vós não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo.” (Lc 13,3).

No Evangelho de hoje Jesus nos chama a conversão radical.  A morte expressa pelo texto não se refere apenas à morte física, mas à morte espiritual, que ocorre quando nos afastamos de Deus e não vivemos de acordo com Seus ensinamentos. Daí, que Jesus nos fala da necessidade de uma mudança profunda, de uma nova vida através da conversão; conversão é uma mudança profunda de vida, que começa no coração, mas se reflete nas nossas ações.

(Pe. William Santos Vasconcelos – Diretor espiritual).

REFLEXÃO

1. Será que estou, verdadeiramente, em um caminho de conversão a Deus?

2. O que em minha vida precisa mudar para que eu viva de acordo com o plano de Deus?

LEITURA ESPIRITUAL

Tudo é provisório na vida do homem, tudo está ligado ao tempo: nesse sentido, tanto os justos quanto os pecadores vivem no tempo, um tempo que é um dom de Deus para eles, um tempo de graça, e por isso, um tempo aberto à conversão. Nem o pecador empedernido nem o justo empedernido permanecerão assim para sempre. Eles são chamados a ser “pecadores em conversão”.

Deus nos toca de muitas maneiras para nos levar a esse estado de conversão. Nós só podemos nos preparar para que Deus nos toque.

Fora da conversão estamos fora do amor. Nesse caso, ao homem restariam apenas duas possibilidades: a satisfação de si mesmo e a justiça própria, ou uma profunda insatisfação e o desespero. Fora da conversão não podemos estar na presença do verdadeiro Deus, pois não estaríamos junto de Deus, mas sim junto a um de nossos numerosos ídolos. Além disso, sem Deus, não podemos permanecer na conversão, porque ela nunca é fruto de boas resoluções ou do esforço humano. Ela é o primeiro passo do amor, do Amor de Deus mais do que o nosso. Converter-se é ceder ao domínio insistente de Deus, é se entregar ao primeiro sinal de amor que percebemos como vindo d’Ele.

Entrega no sentido de capitulação. Se capitulamos diante de Deus, nos entregamos a Ele. Todas as nossas resistências se fundem diante do fogo consumidor de Sua Palavra e de Seu olhar; não nos resta mais nada a não ser a oração do profeta Jeremias: “Faz-nos voltar a Ti, Senhor, e voltaremos” (Lm 5,21; cf. Jr 31,18). (A. Louf, A merced de su gracia, Madrid 1991, 19-24, passim).

AÇÃO

Peça perdão a Deus por aquilo que não tem agradado a Ele e ofereça sua vida, seus planos e suas escolhas a Ele. (Escreva no seu diário espiritual).

Bom domingo para você e sua família!