“PROCURAR VER PARA CONHECER”

LER

Lc 9,7-9.

“Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas?” E procurava ver Jesus” (Lc 9,9).

No Evangelho de hoje vemos o tetrarca Herodes perturbado por não conhecer a Jesus e ao mesmo tempo procurava vê-lo. E o evangelista ainda coloca substantivos em Jesus, os mesmos que foram usados pelos discípulos ao responderem à pergunta que o mestre fez “quem dizem a multidão que eu sou? (Lc 9,18-27), no entanto, há a perplexidade em ver que as obras realizadas pelo Messias, superam a de João Batista, que já estava morto. Caríssimos, em muitas situações do nosso cotidiano agimos como Herodes, ficamos perplexos diante de alguns acontecimentos que aparentemente não tem saída, porém existe, Jesus Cristo, ele que nos conhece e nos sonda, ele que com seu amor infinito, nos consolas diante de tantas mazelas e o melhor tudo, que nos conduz para a casa paterna, para o seio do Pai Eterno. Que as luzes do Espírito Santo nos ilumine, para que diante das perturbações possamos reconhecer a pessoa de Jesus que está sempre do nosso lado.

(José Noé Macedo de Morais – Seminarista do 3º ano de Teologia/ Diocese de Picos-PI).

MEDITAR

1. Como você reajo ao ouvir falar de Jesus?

2. Busco conhecer quem é Jesus com fé e abertura, ou com dúvida e inquietação?

CONTEMPLAR

Permita que essa presença de Jesus guie em direção a uma busca mais profunda e honesta por Deus em sua vida.

COMPROMISSO

Procure colocar em prática aquilo que Deus te inspirou durante a leitura. (Escreva no seu diário espiritual).

LEITURA ESPIRITUAL

Alguns mestres de espiritualidade do passado compreenderam a contemplação em oposição à ação, e exaltaram aquelas vocações que fogem do mundo e dos seus problemas, a fim de se dedicarem inteiramente à oração. Na realidade, em Jesus Cristo, na sua pessoa e no Evangelho não há oposição entre a contemplação e a ação, não. No Evangelho, em Jesus não há contradição.  Isto veio provavelmente da influência de algum filósofo neoplatónico, mas é certamente um dualismo que não pertence à mensagem cristã.

Há apenas uma grande chamada no Evangelho, que é seguir Jesus no caminho do amor. Este é o ápice e o centro de tudo. Neste sentido, caridade e contemplação são sinónimos, dizem a mesma coisa. São João da Cruz afirmava que um pequeno gesto de amor puro é mais útil para a Igreja do que todas as outras obras juntas. O que nasce da oração e não da presunção do nosso ego, o que é purificado pela humildade, mesmo que seja um gesto de amor isolado e silencioso, é o maior milagre que um cristão pode realizar. E este é o caminho da oração de contemplação: eu olho para Ele, Ele olha para mim! Esta ação de amor em diálogo silencioso com Jesus faz tão bem à Igreja

Que quer dizer isto, irmãos? Vedes como é perigoso calar? Morre o ímpio e morre justamente; morre em sua impiedade e em seu pecado; sua indiferença o matou. Pois poderia encontrar o pastor interessado que diz: Por minha vida, diz o Senhor. Mas por ser indiferente e não advertido por aquele que é guarda e sentinela, é justo que morra aquele e que este seja condenado. Se, porém, disseres ao ímpio a quem ameacei com a espada: Morrerás por certo e ele nada fizer para evitar a espada, esta virá e o matará. Morrerá por seu pecado; tu, porém, livraste tua alma. Por isto, a nós cabe-nos não calar; a vós, mesmo se calarmos, cabe ouvir pela Sagrada Escritura as palavras do Pastor.

(Papa Francisco, Audiência geral, 05/05/2021).

Bom dia para você e sua família!