“VENCER A INDIFERENÇA À VIDA.”
LER
Lucas 7,31-35
MEDITAR
“Tocamos flauta para vós e não dançastes; fizemos lamentações e não chorastes!” (Lc 7,32).
Com confiança precisamos reconhecer que Jesus, é o nosso Senhor e salvador, o único que têm palavras de vida eterna para todos nós. O Evangelho na liturgia deste dia, nos apresenta o episódio em que o Cristo Jesus deixa claro seus pensamentos sobre a geração de pessoas que lhe acompanhavam durante o exercício do seu ministério messiânico, uma geração marcada muitas vezes por indecisões e inconstâncias. Quando Jesus tentar comparar a geração faz uso da comparação com os grupos de crianças que não conseguem dialogar entre si e portanto não geram proximidades na hora do brincar, assim podemos refletir sobre as situações em que mesmo diante do sofrimento do outros irmãos nosso coração ficava alegre. Que busquemos em Cristo Jesus a inspiração para sermos um povo feliz e decidido em seguir seus ensinamentos em nossa vida.
(Júlio Rodrigues – Etapa do discipulado / Arquidiocese de Teresina-PI).
REFLEXÃO
- Em que aspecto da vida estamos sendo chamado a uma transformação?
- Estou buscando viver de acordo com a sabedoria de Deus ou me deixando guiar por critérios superficiais?
CONTEMPLAR
“Eu pedi a ti e tu recusaste; pedi a Deus e Ele me atendeu.” (Santa Escolástica).
COMPROMISSO
“Como posso viver com o coração aberto à vontade de Deus, buscando compreender sua vontade em minha vida e aplicá-la em ações concretas? (Escreva no seu diário espiritual).
LEITURA ESPIRITUAL
O grande risco do mundo atual, com sua múltipla e avassaladora oferta de consumo, é uma tristeza individualista que brota do coração comodista e mesquinho, da busca desordenada de prazeres superficiais, da consciência isolada. Quando a vida interior se fecha nos próprios interesses, deixa de haver espaço para os outros, já não entram os pobres, já não se ouve a voz de Deus, já não se goza da doce alegria do seu amor, nem fervilha o entusiasmo de fazer o bem. Este é um risco, certo e permanente, que correm também os crentes. Muitos caem nele, transformando-se em pessoas ressentidas, queixosas, sem vida. Esta não é a escolha duma vida digna e plena, este não é o desígnio que Deus tem para nós, esta não é a vida no Espírito que jorra do coração de Cristo ressuscitado.
3. Convido todo o cristão, em qualquer lugar e situação que se encontre, a renovar hoje mesmo o seu encontro pessoal com Jesus Cristo ou, pelo menos, a tomar a decisão de se deixar encontrar por Ele, de O procurar dia a dia sem cessar. Não há motivo para alguém poder pensar que este convite não lhe diz respeito, já que «da alegria trazida pelo Senhor ninguém é excluído». Quem arrisca, o Senhor não o desilude; e, quando alguém dá um pequeno passo em direção a Jesus, descobre que Ele já aguardava de braços abertos a sua chegada.
(Papa Francisco, Angelus 21 de janeiro de 2021).
Bom dia para você e sua família!
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.