“VIDA QUE SE REFAZ NA OUSADIA.”

LER

Lucas 5,33-39

MEDITAR

“Vinho novo deve ser colocado em odres novos” (Lc 5,38).

As palavras de Jesus nos convidam a uma transformação contínua, fruto de Sua presença em nossas vidas. Essa transformação começa no coração e se reflete em nosso agir, capacitando-nos a viver com mais alegria e liberdade. Ao abandonarmos os “odres velhos” de nossas antigas formas de ser, ousamos abrir espaço para o “vinho novo” da Graça de Cristo. Dessa maneira, renovamos nossa existência, tornando-a mais significativa, leve e suave, permitindo-nos experimentar, já no presente, as realidades do céu..

(Pe. William Santos Vasconcelos  – Diretor espiritual no Seminário de Teologia).

REFLEXÃO

  1. Quais áreas da minha vida ainda estão presas a padrões antigos e impedem minha transformação em Cristo?
  2. Como posso acolher a novidade e a alegria que Cristo oferece, libertando-me do medo de mudanças profundas?

CONTEMPLAR

“O mérito dos nossos jejuns não consiste apenas na abstinência dos alimentos; de nada serve retirar ao corpo a nutrição se a alma não se afasta da iniquidade e a língua não deixa de falar mal.”  (São Leão magno, Sermo 4 de Quadragesima, 2).

COMPROMISSO

Quais “odres velhos” preciso abandonar? (Escreva no seu diário espiritual).

LEITURA ESPIRITUAL

É muito bom permanecer na oração e no diálogo com Deus, porque equivale a uma união íntima com ele: e assim como os olhos do corpo se iluminam quando eles contemplam a luz, assim também a alma dirigida para Deus é iluminada com sua luz inefável. Uma oração que não é rotina, mas feito do coração; que não se limita a um tempo específico ou a algumas horas mas que se prolongue dia e noite sem interrupção.

Quando você quer reconstruir em si mesmo aquela morada que Deus construiu para si mesmo no primeiro homem, adorne-se com modéstia e humildade e faze-te resplandecente com a luz da justiça; Decore seu ser com boas obras, como com ouro refinado, e embelezá-lo com fé e grandeza de alma, como muros e pedras. E acima de tudo, como quem coloca o topo à coroa um edifício, coloca a oração, a fim de preparar Deus uma casa perfeita e poder recebê-lo nela como se fosse uma mansão real e esplêndida, uma vez que, por graça é como se você possuísse a própria imagem de Deus colocada no templo da alma.

(Pseudo-Crisóstomo, Homilia 6 sobre a oração, em PG 64, 462-466).

Bom dia para você e sua família!

Conteúdo completo no link abaixo: