VISITAÇÃO DA BEM-AVENTURADA VIRGEM MARIA

“O QUE SERVE É O MAIOR”

LER

Lucas 1,39-56

MEDITAR

“Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!” (Lucas 1,42).

No Evangelho de hoje, a liturgia da festa da Apresentação de Nossa Senhora nos convida a termos fé, como ela teve. Sim: “aquela que ouviu a Palavra de Deus”, que crê; aquela que creu, teve fé; e não somente fé, mas também caridade, “e põe em prática”; aquela que diz: “Sim, faça-se a Palavra”, aquela que obedece e, obediente, amorosamente segue o caminho de Deus. Esse é o caminho para nós também que somos convidados a escutar a voz do Senhor.

Também nós somos chamados a pedir a Deus um coração que escute os apelos de Deus, assim como o Coração da Virgem Maria. A virgem Maria é para nós modelo, é um caminho para seguimos a Jesus. Ela está ao nosso lado e podemos dizer a ela: “Mãe amorosa, verdadeiramente vós sois bendita porque tivestes fé, tivestes caridade. Dai-nos, Senhora, também um coração como o vosso, semelhante ao vosso, um coração que creia, um coração que ame, um coração missionário, como vós crestes e amastes Jesus, porque assim estaremos unidos a Ele, assim iremos gerar em nossas almas o Cristo, que vós gerastes um dia em vosso ventre”.

(Oveslando Silva Lima – seminarista do 4º ano de Teologia / Arquidiocese de Teresina-PI).

REFLEXÃO

1. Tenho me colocado disponível para a missão evangelizadora?

2. Quando faço visita ou enconto alguém minha presença  é de anunciador(a) da paz, da esperança e da alegria)?

CONTEMPLAR

Eleve sua oração com a frase: “Minha alma glorifica ao Senhor e meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador” (Lc 1,47).

COMPROMISSO

Escolha três pessoas para iniciar um caminho de missão; e faça uma visita levando a alegria do Espírito Santo, como assim o fez Maria ao visitar sua prima Isabel.

LEITURA ESPIRITUAL

Eis como a humildade se une à caridade na Senhora e como a sua humildade a faz exaltar-se.

Na verdade, “Deus olha para as coisas baixas” para levantá-las (Sl 93,6; 138,6); Por isso, ao ver a Santíssima Virgem humilhar-se abaixo de todas as criaturas, lançou sobre ela o olhar e elevou-a acima de tudo. Algo que ela mesma nos mostra com as palavras do cântico sagrado (Lc 1,48): “Desde que o Senhor olhou para a minha pobreza, para a minha baixeza e para a minha miséria, todas as nações me chamarão bem-aventurada”. É como se quisesse dizer a Santa Isabel: “Você me proclama feliz, e eu realmente sou, mas toda a minha felicidade vem do fato de que Deus olhou para o meu nada e para a minha abjeção”. Contudo, Nossa Senhora não se contentou em ter-se humilhado até aquele ponto na presença da divina Majestade, porque bem sabia que a humildade e a caridade não atingem o nível da perfeição se não forem derramadas sobre os outros.

O amor ao próximo deriva do amor de Deus, e o santo apóstolo disse (Rm 13,8; Gal 5,14; Ef 5,lss) que na medida em que o seu amor por Deus for grande, o seu amor pelo próximo será maior. também seja ótimo. É o que nos ensina São João quando diz (1Jo 4,20): “Quem não ama o seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê”.

Então, se quisermos mostrar que amamos muito a Deus e queremos que as pessoas acreditem em nós quando dizemos isso, devemos amar muito os nossos irmãos, servi-los e ajudá-los nas suas necessidades. Assim, a Santíssima Virgem, conhecendo esta verdade, “levantou-se” rapidamente, diz o evangelista (Lucas 1,39), e  “foi rapidamente ao monte, a uma cidade de Judá”  […], para servir aos seus prima Isabel na velhice e na espera (Francisco de Sales).

Bom dia para você e sua família!