SANTA CATARINA DE SENA

At 14,5-18; Sl 113B(115),1-2.3-4.15-16 (R. 1); Jo 14,21-26

“PERMANECER E DAR FRUTOS SABOROSOS”

LER

Jo 14,21-26

“Se alguém me ama, guardará meus mandamentos” (Jo 14,23).

Celebramos hoje a vida e o exemplo de Santa Catarina de Sena, um grande modelo de amor, coragem e dedicação à Igreja. Mesmo em tempos de crise, ela trabalhou ativamente pela paz e unidade da Igreja, sua paixão pelo Senhor a impulsionou a agir em prol da comunidade cristã. Um episódio notável em sua vida foi quando ela convenceu o Papa Gregório XI a retornar a Roma, restabelecendo a presença papal na cidade após décadas de exílio. Esse ato corajoso demonstra sua preocupação com a unidade da Igreja. Assim como Santa Catarina, somos chamados a ter coragem para lutar pela Igreja, mesmo quando isso significa desafiar as estruturas caducas para renová-las em vista da ação evangelizadora como nos indica o documento de Aparecida. A Igreja precisa de vozes proféticas que a conduzam a permanecer no caminho, não com cismas, mas com o testemunho de obediência e comunhão que leva a uma transformação gradativa. O amor à Igreja não é apenas um sentimento, mas uma ação. Devemos trabalhar ativamente na construção e fortalecimento da comunidade cristã, dando frutos da nossa fé. Sejamos, como Catarina, verdadeiros filhos comprometidos com a Mater Ecclesia, servindo-a nos irmãos e sendo testemunho de comunhão”.

(Sávio Daniel – Seminarista do 4º ano de Teologia/ Arquidiocese de Teresina-PI).

MEDITAR

1. Tenho mantido uma atitude de mansidão para com as pessoas?

2. Quais atitudes de louvor tenho manifestado como gratuidade ao Deus da vida?

CONTEMPLAR

Eleve sua oração na intenção de “MANSIDADE E HUMILDADE DE CORAÇÃO”

COMPROMISSO

Como poderei permanecer numa atitude de mansidão frente as adversidades da vida?

LEITURA ESPIRITUAL

Ó Divindade eterna, ó Trindade eterna, que pela união da natureza divina tanto valor deu ao sangue do seu Filho unigênito! Tu, Trindade eterna, és como um mar profundo onde quanto mais procuro, mais encontro, e quanto mais encontro, mais te procuro. Você satisfaz a alma de uma forma um tanto insaciável, porque em sua profundidade insondável você satisfaz a alma de tal maneira que ela sempre fica com fome e sede de você, Trindade Eterna, com o desejo ardente de ver você, a luz, na sua mesma luz.

Com a luz da inteligência provei e vi na tua luz o teu abismo, Trindade eterna, e a beleza da tua criatura, então, revestindo-me de ti, vi que seria a tua imagem, pois tu, Pai eterno, faz de mim um participante do seu poder e da sua sabedoria, sabedoria que é própria do seu Filho unigênito. E o Espírito Santo, que procede do Pai e do Filho, deu-me a vontade que me torna capaz de amar.

Você, Trindade eterna, é o Criador e eu sou a obra, então, iluminado por você, eu sabia, na recriação que você fez de mim através do sangue de seu Filho unigênito, que você está apaixonado pela beleza de sua mão de obra. (Catarina de Sena, Diálogo sobre a Divina Providência, cap. 167).

Bom dia para você e sua família!