At 12,24-13,5a; Sl 66(67),2-3.5.6 e 8 (R. 4); Jo 12,44-50

SEJAMOS LUZ

“Quem crê em mim, não é em mim que crê, mas naquele que me enviou” (Jo 12,44).

A afirmação de Jesus nos coloca diante da sua missão e nos ajuda a compreender que Ele é a revelação do próprio Deus, “quem me vê, vê aquele que me enviou”, eis que o Cristo é a plena presença e manifestação do Pai por meio de suas palavras e obras, sinais e milagres e, de forma especial, por meio de sua morte e a sua gloriosa ressurreição dentre os mortos. Ao exclamar em alta voz, a sua voz comporta a sua missão divina e o conhecimento pessoal do Pai que o enviou; comporta o dom do Espírito da verdade enviado sobre os seus discípulos. Quem O escuta, escuta a missão divina e o mandamento recebido do Pai. Aceitar e aderir a Jesus e a sua missão salvífica significa aceitar e aderir ao plano de amor e de salvação. Aderir a missão de Jesus é acolher a Luz que dissipa as trevas e que conduz a Deus, eis por que por meio de Cristo é que vem a revelação plena do Pai que nos libertará das trevas do pecado e da morte, ressuscitando-nos para a vida eterna.

(Cícero Henrique – Seminarista do 3º ano de Teologia/ Arquidiocese de Teresina-PI).

REFLEXÃO

1. O que o texto do Evangelho de hoje traz como iluminação para minha vida?

2. Tenho sido luz para as pessoas eu circundam meu cotidiano? De que forma?

LEITURA ESPIRITUAL

O grande mistério da encarnação é que Deus assumiu a carne humana em Jesus, para que toda a carne humana pudesse ser revestida de vida divina. Nossas vidas são frágeis e destinadas à morte; Agora, como Deus, através de Jesus, partilhou a nossa vida frágil e mortal, a morte já não tem a última palavra. A vida foi vitoriosa.

O apóstolo Paulo escreve: “Quando este ser corruptível se revestir da incorruptibilidade e este ser mortal se revestir da imortalidade, então se cumprirá o que está escrito: Tragada pela vitória foi a morte. Existe, ó morte, seu aguilhão?”  (1Cor 15,54). Jesus eliminou a fatalidade da nossa existência e deu valor eterno à nossa vida (Henri Jozef Machiel Nouwen,  Pão para viagem).

AÇÃO

Compartilhe com alguém da missão que você recebeu como testemunho da luz do Senhor.

Bom dia para você e sua família!