SÃO JORGE

At 11,19-26; Sl 86(87),1-3.4-5.6-7 (R. Sl 116[117],1a; Jo 10,22-30

ESCUTAR, CONHECER E SEGUIR

“Eu sou a porta das ovelhas” (Jo 10,7).

A Sagrada Escritura, nos ensina que as ovelhas conseguem reconhecer o pastor pelo som de sua voz,  porque Ele faz-se íntimo e deixa o amor por cada uma falar através de suas ações. Ao sentirem-se amadas, passam a segui-lo e jamais se perderão. Assim é a relação de Jesus com cada um de nós: uma relação de amor recíproco que envolve conhecimento, disposição, cuidado e intimidade. No Evangelho de hoje, alguns judeus questionam Jesus, declarando incertezas sobre o seu messianismo. Jesus deixa claro que não existem dúvidas em relação a isso, mas que a observância de suas palavras e obras, já são fontes suficientes para conhecer e declarar que Ele é o Messias, o Filho de Deus. Nos dias atuais, a história parece repetir, pois muitos não estão dispostos para escutar a voz de Nosso Senhor e acabam por não conhecerem de fato e não são capazes de segui-lo; não se deixam atrair por esse amor que é capaz de tudo ofertar, sem pedir nada em troca: eis o amor! Peçamos ao Senhor, o dom da escuta, para que ao ouvirmos a voz do Bom Pastor, que fala ao nosso coração, possamos ser verdadeiros seguidores e testemunhas dessa Palavra que torna a vida mais bela, feliz e eterna!

(Rafael Lacerda – Seminarista do 4º ano de Teologia / Arquidiocese de Teresina-PI).

REFLEXÃO

1. No meu itinerário de fé qual voz mais tenho escutado? As minhas vozes interiores ou a dos ensinamentos de Jesus?

2. Procuro manter a postura do Bom Pastor para com as pessoas que circundam a minha vida?

LEITURA ESPIRITUAL

[…] O Senhor recorre a essa imagem, que os seus ouvintes conheciam bem, para lhes fazer uma advertência importante: quando se ouvem muitas vozes, é preciso reconhecer a de Cristo – continuamente atualizada pelo Magistério da Igreja – e segui-la, a fim de encontrar alimento abundante para a alma. Estas palavras de Jesus têm um significado especial para as pessoas que, na Igreja, exercem o ofício de pastores: “Eu sou o Bom Pastor”. Com estas palavras, pretende estimulá-los à caridade, dando-lhes a perceber que ninguém poder ser bom pastor se não for uma só coisa com Cristo pela caridade e não converter em membro do verdadeiro pastor. (São Tomás de Aquino, Super Evangelium Ioannis, ad loc.)

AÇÃO

Leia e medite:  “Esperei nas tuas palavras. Senhor, ouça minha voz, esperei em suas palavras” (Refrão do Canto Evangélico). 

Bom dia para você e sua família!