At 11,1-18; Sl 41,2.3;42,3.4; 1Jo 3,1-2; Jo 10,1-10

SER PORTA DE ENTUSIASMO E DE ACOLHIDA

“Eu sou a porta das ovelhas” (Jo 10,7).

No Evangelho de hoje, Jesus nos convida para estarmos junto dele! É perceptível que Jesus utiliza a linguagem do Bom pastor ora, o bom pastor sabe se relacionar-se com todos que fazem parte do seu redil, as ovelhas sua vez conhece a voz e o segue, por isso Jesus afirma. Eu sou a porta das ovelhas e conheço cada uma e chamo cada uma pelo seu nome.

Portanto, o eu sou de Jesus é a prefiguração da salvação. Eu sou a porta da salvação e aqueles que estão ao meu redor serão salvos, pois, a função do bom pastor é salvar todas as ovelhas que fazem parte do seu redil.

(Caio Torres – Seminarista do 4º ano de Teologia / Diocese de São Raimundo Nonato-PI).

REFLEXÃO

1. No meu itinerário de fé qual voz mais tenho escutado? As minhas vozes interiores ou a dos ensinamentos de Jesus?

2. Procuro manter a postura do Bom Pastor para com as pessoas que circundam a minha vida?

LEITURA ESPIRITUAL

[…] O Senhor recorre a essa imagem, que os seus ouvintes conheciam bem, para lhes fazer uma advertência importante: quando se ouvem muitas vozes, é preciso reconhecer a de Cristo – continuamente atualizada pelo Magistério da Igreja – e segui-la, a fim de encontrar alimento abundante para a alma. Estas palavras de Jesus têm um significado especial para as pessoas que, na Igreja, exercem o ofício de pastores: “Eu sou o Bom Pastor”. Com estas palavras, pretende estimulá-los à caridade, dando-lhes a perceber que ninguém poder ser bom pastor se não for uma só coisa com Cristo pela caridade e não converter em membro do verdadeiro pastor. (São Tomás de Aquino, Super Evangelium Ioannis, ad loc.)

AÇÃO

Fale de uma atitude de “Bom Pastor” que você percebe nas suas ações.

Bom dia para você e sua família!