JESUS, O PÃO DA VIDA ETERNA
“Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede” (Jo 6,35).
Alguns dias atrás ouvimos o relato do evangelista João sobre a multiplicação dos pães (Jo 6,1-14). Hoje a multidão ainda encantada com o feito, de dias antes, pede a Jesus outro sinal. Dessa vez não por terem fome, mas por curiosidade e com a necessidade de alimentar sua “condição” para acreditar em Jesus. Se O Messias era Ele então poderia fazer, como Moisés, cair pão do céu, o maná. Ele, por sua vez, se opõe ao pedido da multidão. Cristo afirma: “Eu sou o pão da vida” (Jo 6,35). Com essas palavras Jesus se nos revela o próprio pão vindo do céu. É Ele quem dá origem e sustento a todas as coisas, sem Ele a vida do homem não tem futuro e nem felicidade completa. Por fim, Jesus convida a irem ao banquete afirmando uma satisfação eterna, nunca mais teriam fome e nem sede. O convite se estende a cada um de nós, somos parte da grande multidão que muitas vezes precisa de sinais, porém o maior sinal foi dado no Mistério Pascal que estamos celebrando.
(Israel Henrique Pereira da Silva, Seminarista do 1º ano de Teologia-Arquidiocese de Teresina)
At 7,51-8,1a; Sl 30(31),3cd-4.6ab e 7b e 8a. 17 e 21ab (R. 6a); Jo 6,30-35
REFLEXÃO
1. Encontro em Jesus, Pão da vida, o que busco para minha felicidade?
2. Tenho sido solidário com os mais necessitados?
LEITURA ESPIRITUAL
Comungar é tornar viva aliança em Jesus, Razão de nossa esperança.
– Ao redor do pão partido e do vinho da alegria o futuro se anuncia de vez na união viva da gente, nosso Deus se faz presente. E a terra, de repente se torna o céu.
– Comunhão sempre refeita, com o planeta em que nascemos nesta terra onde vivemos aqui é tornar-se irmão da água, da flor, do fruto que acalma a fome que não permiti o irmão sorrir.
– É viver lembrando sempre dos companheiros ausentes dos que hoje são sementes no chão É olhar-se frente a frente, sem ódio sem falsamente. É firmar sinceramente “sou teu irmão”. (Zé Vicente, Viva a aliança).
AÇÃO
Hoje compartilhe com alguém um gesto concreto de forma que manifeste solidariedade.
Bom dia para você e sua família!
Boa tarde.