Conhecendo o Evangelho de Mateus

É o primeiro livro que compõe o Novo Testamento, embora não seja o primeiro cronologicamente. Juntamente com os Evangelhos de Marcos e Lucas formam os chamados livros sinópticos, devido à semelhança que existe entre eles. Foi o evangelho mais conhecido, preferido e citado pela tradição da Igreja (Santo Inácio de Antioquia, por volta do ano 110, citou-o nas suas cartas), tornando-se, por isso, o “Evangelho Eclesiástico” por excelência.

  • AUTOR

Segundo a tradição, o autor deste Evangelho será Mateus, o publicano, um dos doze discípulos de Jesus (Mt 9,9). Isto foi afirmado pelo Bispo Papías no século II d.C. No entanto, os dados do Evangelho apoiam mais a hipótese de que o seu autor foi uma comunidade judaico-cristã em processo de abertura aos gentios e de um autor ou autores pertencentes à segunda geração de discípulos, que conheciam o grego, e que estavam familiarizados com o Antigo Testamento.

  • DATA

Os indícios sugerem que foi escrito em Antióquia da Síria (Hb 11,19-26 Gl 2,11-14) por volta dos anos 80-85 d.C.

  • TEMAS PRINCIPAIS

– A infância de Jesus. – O ministério do Messias. – O anúncio do Reino através de discursos. – Jesus instrui seus discípulos. – Eventos dolorosos ocorridos em Jerusalém. – A Ressurreição.

  • MENSAGEM DO EVANGELHO

O Evangelho de Mateus tem dois focos fundamentais, Jesus como o Cristo e a chegada próxima do Reino de Deus que Jesus proclama. São dois pontos que não se separam pois se completam.

O evangelista conta a história da atuação e do sofrimento de Jesus, onde a mesma não termina na cruz, mas recomeça na ressurreição de Jesus dos mortos.

  • DIVISÃO DO LIVRO

O evangelho segundo Mateus é esboçado como segue:

  1. Antepassados de Jesus: O nascimento, a infância e a preparação para o ministério (1,1-4,46.
  2. Jesus anuncia a Boa Nova com Palavras e com Obras (4,17-11,30).
  3. A Boa Nova não é recebida (12,1-16,12).
  4. Jesus confia a sua Igreja aos doze. Prepara a comunidade messiânica (16,13-18,35).
  5.  A nova Lei da Igreja, início do caminho da cruz e da glorificação de Jesus (19,1-25,46).
  6. Jesus anuncia sua volta, a Ressurreição e entrega da missão aos discípulos (26,1-28,20).

Atenção!

O Evangelho de Mateus é o Evangelho da vida eclesial e comunitária, é o único Evangelho em que se encontra a palavra Ekklesia (convocação, assembleia) (Mt 16,18; 18,17). Esta assembleia comunitária é o lugar especial para o perdão na Igreja. Daí, que não vida comunitária nem fraternidade autêntica sem disposição para o encontro e o pedão.

Fontes:

– Novo comentário bíblico São Jerônimo. São Paulos-SP, Editoras Paulus e Academia Cristã, 2011.

– Bíblia de Jerusalém. São Paulo-SP, Editora Paulus, 2002.

– Bíblia Sagrada – Santos Evangelhos. Braga-Portugal, Edições theologica, 1994.

– Nuevo Testamento – Edición Pastoral – catequética. Caracas-Venezuela: San Pablo. 2022. pág. 16-18.