Jr 31,31-34; Sl 50(51),3-4.12-13.14-15 (R. 12a); Hb 5,7-9; Jo 12,20-33

O CAMINHO DA CRUZ

“Eu, quando for elevado da terra, atrairei todos a mim” (Jo 12, 32).

No evangelho de hoje, dois pagãos dirigem-se a Filipe na tentativa de ver Jesus. Ora, Jesus encontrava-se no interior do templo de Jerusalém, onde nenhum pagão podia entrar. “Ver Jesus”, no evangelho de João, significa acreditar n’Ele e se tornar Seu seguidor. Quando esse pedido chega a Jesus ele exclama: “chegou a hora em que o Filho do Homem vai ser glorificado!” E para que os pagãos contemplem Sua glória, seria necessário que o Filho do Homem se entregasse à cruz e ressuscitasse dos mortos. Ora, “se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas, se morre, então produz fruto”. A beleza do Mistério consiste no caminho obediente que o Filho amado percorre até a cruz, e a cruz de Cristo é o critério de julgamento deste mundo. Tudo aquilo que não couber na cruz do Senhor, deve ser descartado. Que através da contemplação deste grande Mistério, saibamos pedir como a oração coleta de hoje: “Dai-nos, Senhor, a graça de caminhar com alegria na mesma caridade que levou o vosso Filho a entregar-se à morte no seu amor pelo mundo”.

(Filipe Bezerra – Seminarista do 1º ano de Teologia / Diocese de Picos-PI)

REFLEXÃO

  1. Ver Jesus significa conhecê-Lo. Tenho desejo de ver a Jesus?
  2. Como posso interpretar a frase “Se o grão de trigo morrer produzirá muitos frutos” com a minha vida em relação a Deus

LEITURA ESPIRITUAL

Tudo é um grande mistério de amor e misericórdia. As nossas palavras são pobres e insuficientes para o exprimir plenamente. Pode ajudar-nos a experiência de uma jovem, pouco conhecida, que escreveu páginas sublimes sobre o amor de Cristo. Chamava-se Juliana de Norwich. Era analfabeta esta jovem que teve algumas visões da paixão de Jesus e depois, tornando-se uma prisioneira, descreveu com linguagem simples, mas profunda e intensa, o sentido do amor misericordioso. Dizia: “Então o nosso bom Senhor perguntou-me: “Estás contente que eu tenha sofrido por ti?”. Respondi: “Sim, bom Senhor, e agradeço-te muitíssimo; sim, bom Senhor, que sejas bendito”. Então Jesus, o nosso bom Senhor, disse: “Se estás feliz, também eu estou. Para eu ter sofrido a paixão por ti é uma alegria, uma felicidade, um júbilo eterno; e se pudesse sofrer mais, fá-lo-ia”. Este é o nosso Jesus, que a cada um de nós diz: “Se pudesse sofrer mais por ti, fá-lo-ia”. (PAPA FRANCISCO AUDIÊNCIA GERAL Quarta-feira, 23 de Março de 2016).

AÇÃO

O que posso fazer para viver com mais radicalidade minha vida cristã?

Bom domingo para você e sua família!