SÃO BRÁS

1Rs 3,4-13; Sl 118(119),9.10.11.12.13.14 (R. 12b); Mc 6,30-34

FORTALECER MINHAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS

“Jesus lhes disse: vinde sozinhos para um lugar deserto e descansai um pouco” (Mc 6,31).

Jesus propõe que a comunidade depois de sua missão tenha seu recolhimento. Importante a consciência de que a comunidade discipular como a família, os amigos, companheiros de trabalho, na Igreja possam reabastecer-se, renovarem e fortalecerem os laços fraternos. Aproveitemos desses momentos para a vivência de atitudes acolhedoras, fraternas e de cumplicidade na missão. O perigo é que não percebamos esses momentos como espaços de experiência de Deus e nos esvaziemos do sentido de comunidade. Quão importantes as palavras e gestos acolhedores para solidificar as relações interpessoais de casais, amigos e companheiros.

REFLEXÃO

1. Aproveito bem os momentos para integrar com minha família?

2. Tenho cuidado para que as redes sociais não atrapalhem meus momentos pessoais?

LEITURA ESPIRITUAL

No seguimento de Jesus Cristo, aprendemos e praticamos as bem-aventuranças do Reino, o estilo de vida do próprio Jesus: seu amor e obediência filial ao Pai, sua compaixão entranhável frente à dor humana, sua proximidade aos pobres e aos pequenos, sua fidelidade à missão encomendada, seu amor serviçal até à doação de sua vida. Hoje, contemplamos a Jesus Cristo tal como os Evangelhos nos transmitem para conhecermos o que Ele fez e para discernirmos o que nós devemos fazer nas atuais circunstâncias. Identificar-se com Jesus Cristo é também compartilhar seu destino: “Onde eu estiver, aí estará também o meu servo” (Jo 12,26). O cristão vive o mesmo destino do Senhor, inclusive até a cruz: “Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, carregue a sua cruz e me siga” (Mc 8,34). Estimula-nos o testemunho de tantos missionários e mártires de ontem e de hoje em nossos povos que têm chegado a compartilhar a cruz de Cristo até à entrega da própria vida. (Documento de Aparecida, nº 139-140).

AÇÃO

Benção da garganta: “Por intercessão de São Brás, Bispo e Mártir, livre-te Deus do mal da garganta e de qualquer outra doença. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. São Brás, rogai por nós. Amém. (São Brás, bispo e mártir).

Bom dia para você e sua família!

Pe. William Santos Vasconcelos