Pe. William Santos Vasconcelos
Entendendo que Deus ao criar, faz todas as com sabedoria e amor, nos chama para que participemos da obra da criação por meio do trabalho. Assim, no exercer algo laboral, homem e mulher, correspondem ao desígnio originário de Deus, amadurece a si mesmo, ajuda o próximo e coopera no melhoramento da sociedade. Pelo trabalho, como ato de oferta de si a Deus, tanto o homem quanto a mulher estão associados à obra redentora de Cristo, que na sua vida pela terra conferiu ao trabalho uma dignidade divina ao assumir o mesmo como atividade que brotou de suas próprias mãos; porque para além do fazer “algo” há uma entrega total de si, que intrinsicamente necessita de uma mudança de vida. Nesta perspectiva entendemos que o trabalho elevado a dignidade da fé não contém em si somente uma realização humana, mas o itinerário de redenção, isto é, de transformação da vida, de salvação.
“De fato, quando age, o homem não transforma apenas as coisas e a sociedade, mas realiza-se a si mesmo. Aprende muitas coisas, desenvolve as próprias faculdades, sai de si e eleva-se sobre si mesmo. Este desenvolvimento, bem compreendido, vale mais do que os bens externos que se possam conseguir. O homem vale mais por aquilo que é do que por aquilo que tem. Do mesmo modo, tudo o que o homem faz para conseguir mais justiça, mais fraternidade, uma organização mais humana das relações sociais, vale mais do que os progressos técnicos (Gaudium et spes, nº 35).
Leitura para reflexão:
Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti que trabalha para aquele que nele espera. (Is 64,4)
Pontos para meditar durante a semana:
- De que forma meu trabalho favorece a mudança de vida?
- Penso no meu trabalho como uma oferta a Deus?
- Percebo que vou mudando progressivamente no local em que trabalho?
Oração
Ó Pai criador, por Teu Filho que trabalha, ajudai-me a vencer o cansaço que me leva à acomodação e aos males do ócio. Ajudai-me a operar em favor do bem e da paz com organização e disciplina, seguindo Teus ensinamentos com perseverança e alegria por servir. Amém.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ooops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.