Pe William Santos Vasconcelos

Enchei a terra e submetei-a (Gn 1,28)

Diante da criação homem e mulher tem a responsabilidade de transformar o mundo através trabalho. Pelo trabalho homem e mulher se tornam senhores transformando os elementos do mundo de acordo com suas necessidades. Assim, imersos no mundo do trabalho, homem e mulher, desperta no seu interior o dom divino da criatividade. Ambos buscam, a partir de si, transformar a natureza em vista de obter seu sustento e bem-estar pessoal, de forma que o trabalho é um bem. Pelo trabalho homem e mulher são chamados a transformar a natureza e procurar realizar-se como ser humano e como alguém que contribui para o progresso e aperfeiçoamento das ciências e da técnica, bem como contribuidores da elevação da cultura e moral da sociedade em vista da vida em comum com os demais.

O ser humano, por ter sido criado à imagem de semelhança do Deus criador (Gn 1,27), carrega consigo um dom divino: a criatividade. A participação no desenvolvimento da criação humana requer aprimorar a natureza criada pela criatividade transformando-a a favor de si. Daí, que o trabalho humano é algo que dá uma particularidade ao homem e à mulher, uma dignidade que o distingue das demais criaturas, pois “somente o ser humano tem capacidade para o trabalho e somente o ser humano o realiza preenchendo ao mesmo tempo com ele a sua existência sobre a terra”. […] “O homem, criado à imagem de Deus, participa mediante o seu trabalho na obra do Criador e, num certo sentido, continua, na medida das suas possibilidades, a desenvolvê-la e a completá-la, progredindo cada vez mais na descoberta dos recursos e dos valores contidos em tudo aquilo que foi criado”. (Laboren Exercens, nº 9; 25).

Leitura para Reflexão

Gn 1,28-31

Pontos para meditar durante a semana:

  1. Qual a importância do trabalho como aperfeiçoamento da criação?
  2. Tenho sido ousado e criativo no local em que trabalho?
  3. Como tenho contribuído para que o ambiente do trabalho seja bem humanizado?

Oração
Louvo-te meu Deus porque me escolhestes e, também, aos meus companheiros. Fomos escolhidos no Teu imenso amor, que Jesus nos manifestou. Dai-me, então, condições de sempre trabalhar com Amor a fim de alcançar a santidade de vida. Amém.