Pe. William Santos Vasconcelos

A espiritualidade do trabalho tem por objetivo proporcionar para que uma empresa construa um espaço teológico, isto é, um lugar de experiência de Deus, motivando gestores e colaboradores para que desenvolva seus dons e habilidades a partir de uma vivência de fé, de forma que ambos possam crescer humana e profissionalmente.

O espaço laboral oferece meios pelos quais diminuam as distâncias entre gestores e colaboradores bem como oportunize uma proximidade com a Igreja doméstica, a família, valorizando sua história de vida, seus sonhos e esperanças e uma boa qualidade de vida.

A leitura orante da vida não se fecha na vivência de uma fé voltada para dentro de si mesmo, mas abre caminhos para atingir outros solos reais e concretos, outras realidades já expressas nas palavras do Papa Francisco propondo novos horizontes por uma “Igreja em saída”: a comunidade de discípulos missionários, que se envolvem, que acompanham, que frutificam e festejam… Tomam a iniciativa! A comunidade missionária experimenta que o Senhor tomou a iniciativa, precedeu-a no amor (1Jo 4,10), e, por isso, ela sabe ir à frente, sabe tomar a iniciativa sem medo, ir ao encontro… Vive um desejo inexaurível de oferecer misericórdia, fruto de ter experimentado a misericórdia infinita do Pai e a sua força difusiva (Papa Francisco, EVANGELII GAUDIUM, n. 24).

Aqui oferecemos para você na sua experiência laboral, caminhos e sinais para desenvolver uma espiritualidade centrada no mundo do trabalho, sabendo que o mesmo pode ser um caminho e o meio para aperfeiçoar, com o conhecimento da verdade e com a prática do bem, a vida do espírito (Papa Leão XIII, Rerum Novarum, nº25).