1Ts 4,9-11; Sl 97,1.7-9; Mt 25,14-30

“Porque a todo aquele que tem será dado mais, e terá em abundância, mas daquele que não tem, até o que tem lhe será tirado.” (Mt 25,29)

Nas palavras de Mateus encontramos uma lição profunda sobre responsabilidade e fé. Deus nos concede talentos únicos e recursos valiosos, mas espera que os usemos para Sua glória. Como servos fiéis, devemos multiplicar esses dons, investindo-os em amor, compaixão e serviço aos outros. Devemos superar o medo e a complacência, pois a inatividade espiritual não é aceitável diante de Deus. Rezemos para que, com coragem e confiança, possamos abraçar nossos talentos e transformá-los em instrumentos de bem, para que, no final, ouçamos as palavras de Deus: “Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei. Entra no gozo do teu Senhor” (Mateus 25,21).

(Francisco Sousa Macedo Júnior – Seminarista do 3º de Teologia / Arquidiocese de Teresina-PI)

REFLEXÃO

  1. Você consegue perceber os dons e as capacidades recebidas por Deus
  2. Como você compartilha desses dons e capacidades?

LEITURA ESPIRITUAL

Enterrar o talento que Deus nos confiou é ter capacidade de amar e não amar, poder tornar felizes os que estão junto de nós e deixá-los na tristeza e na infelicidade; ter bens e não fazer o bem com eles. Poder levar os outros a Deus e desaproveitar as oportunidades, por pensar  que ninguém nos manda meter-nos na vida dos outros, quando é Cristo que no-lo manda; é abandonar a prática religiosa ou mantê-la num mínimo medíocre, quando a vida interior de oração e sacrifício está chamada a crescer. (FERNANDEZ-CARVAJAL, Francisco. Falar com Deus – meditações para cada dia do ano. São Paulo: Quadrante. 2005. p. 410).

AÇÃO

Viva a palavra: “Muito bem, servo bom e fiel: entra no gozo do teu Senhor.” (Mt 25,21.23).

Bom dia para você e sua família!

Pe. William Santos Vasconcelos