“Jesus chamou os que Ele quis, e eles foram com Ele.” (Mc 3,13)

Responder ao chamado de Deus é um processo que se inicia num discipulado com vista a uma configuração cada vez maior com Aquele que chama para seguir. Ele mesmo disse para aqueles que chamou “Segui-me” (Mt 4,19)

A espiritualidade do seguimento baseia-se em colocar-se na mesma estrada de Cristo, seguir seus passos e aprender com Ele, é seguir a Cristo, cultivando uma profunda relação com o Amigo. É buscar sempre aquecer o coração, estando com o Mestre (cf. Lc 24,32)

Seguir Cristo é conformar-se com Ele, com sua vontade, com o olhar para a perfeição, olhando para o humano perfeito, cultivando as virtudes cristãs.

Nesse seguimento, somos chamados a viver o sentido oblativo da vida, doando-se totalmente a Deus, pela Igreja, nos irmãos. Essa autodoação coloca os interesses de Deus acima dos nossos, talvez o ponto mais desafiador.

Não se segue a Cristo pela metade, apenas por inteiro, todas as dimensões da vida. Isso implica em um compromisso pessoal e contínuo de conversão, buscando sempre a santidade e a união íntima com Deus.

O seguimento a Cristo também implica comunitariedade, não se vive a fé sozinho, “os cristãos tinham tudo em comum” (At 2,44), e nessa vivência comunitária partilhando as experiências de fé, num mútuo apoio, na oração e na ação.

Eis o itinerário do seguidor, depois de nos encontrarmos com Ele, buscamos discernir a sua vontade, num processo contínuo de conversão, numa vida de oração constante, vivendo em comunidade, vivendo as virtudes, celebrando os sacramentos.

Não nos esquecendo da Mãe de Jesus que respondeu “Eu sou a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” (Lc 1,38) somos também convidados a seguir Jesus, nos decidindo inteiramente pelo Cristo.

Sávio Daniel Oliveira Barros (Seminarista do 3º ano de Teologia).

Animador da Pastoral Vocacional na Arquidiocese de Teresina-PI.